
Para que o seu modelo de negócio possa permanecer rentável ao longo do tempo, é necessário fazer alguns ajustes nos preços repassados aos clientes. Isso acontece, mais cedo ou mais tarde, mesmo em um cenário de inflação sob controle.
Na hora de precificar, o aumento no valor cobrado pelos seus produtos e serviços pode acontecer por diferentes motivos, como:
manutenção da competitividade;
necessidade de aumentar a margem de lucro do negócio;
ou simplesmente acompanhar a inflação, por menor que seja.
Mas como falar para clientes que o preço subiu sem arriscar perdê-los para a concorrência?
6 dicas de como avisar o cliente sobre aumento de preço
Como falar para clientes que o preço subiu é um dos maiores desafios de quem trabalha com vendas, pois é comum que eles ofereçam algum tipo de resistência, pelo menos em um primeiro momento.
Confira a seguir 6 dicas fundamentais sobre o que fazer nesse tipo de situação e convencer seus clientes de que o ajuste no valor do produto ou serviço é necessário.
1. Comunique o ajuste para o cliente com antecedência
A primeira dica de como avisar o cliente sobre aumento de preço é fazer isso com antecedência.
Convenhamos que ninguém gosta de ter que pagar mais por qualquer coisa que seja. Essa resistência pode ser agravada se o ajuste for feito de uma hora para outra, sem dar tempo para que o cliente possa se preparar para esse aumento.
Essa falta de consideração tende a deixar os clientes mais insatisfeitos, o que acaba por estremecer o relacionamento cultivado até então.
Portanto, dê um prazo razoável antes de efetivar o aumento no preço das suas soluções.
2. Faça um reajuste razoável e de acordo com a realidade do mercado
É de extrema importância que o aumento feito no preço cobrado pelos seus produtos e serviços esteja de acordo com a realidade do mercado em que a sua empresa está inserida.
Preços muito deslocados do que é comumente cobrado pelos concorrentes pode desagradar os clientes e fazer com que eles optem por deixar de comprar suas soluções.
Portanto, faça uma pesquisa e chegue a um valor razoável.
3. Apresente justificativas convincentes para o aumento dos preços
Nesta dica de como avisar o cliente sobre aumento de preço, é necessário apresentar para ele argumentos sólidos e convincentes para justificar o reajuste no valor cobrado pelos produtos e serviços.
Você pode, por exemplo, utilizar como base o aumento nos custos de operacionais e a inflação do ano anterior.
Seja coerente e honesto na sua justificativa. Isso favorece a compreensão e aceitação dos clientes sobre os novos preços.
Nessa hora, conhecer algumas técnicas de persuasão pode ajudar, por isso, vale conferir estas dicas:

4. Reforce os benefícios que o seu produto ou serviço oferece: mostre valor!
Outra estratégia argumentativa de como falar para clientes que o preço subiu sem perdê-los é reforçar os benefícios que o seu produto ou serviço proporciona a eles.
Assim, eles enxergaram todo potencial dessa solução para a empresa deles.
Mostre para os seus clientes os diferenciais das suas soluções e o convença de que ainda vale a pena continuar com a sua empresa, mesmo após o ajuste nos preços.
5. Ofereça opções que favoreçam a adesão aos novos preços
Conforme já mencionamos, é bem provável que os clientes apresentem certa resistência perante o aumento dos preços.
Tendo isso em vista, procure oferecer opções que favoreçam a adesão aos novos preços.
Você pode, por exemplo, estender o tempo de contrato para garantir uma fonte de receita por mais tempo. Assim, o cliente não sente tanto o “peso” do reajuste.
6. Ofereça benefícios exclusivos para os clientes
Encerrando nossas dicas de como avisar o cliente sobre aumento de preço, procure oferecer alguns benefícios exclusivos para aqueles que aderirem aos novos valores cobrados.
Se o reajuste é de 10%, para clientes de longa data esse reajuste pode ser de 8%. Ou, então, faça promoções associadas ao valor de cada compra.
Bom, ficou claro como avisar o cliente sobre aumento de preço? Se você considera necessário subir os seus preços, não tenha receio de perder seus clientes por isso. Afinal, manter um fluxo de caixa positivo é essencial para a sustentabilidade do negócio ao longo do tempo.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.