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17 de agosto de 2022 - 17:04

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O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do país. Isso mostra como o aplicativo tem relevância. Além disso, 98% dos usuários brasileiros com celulares utilizam a ferramenta diariamente, o que mostra a potência da rede social.

Mas a verdade é que os dados não param por aí! 76% dos brasileiros interagem com marcas via WhatsApp. Então, se as marcas também tiram proveito disso e os usuários estão no WhatsApp, o atendimento ao consumidor migrou para essa plataforma, naturalmente.

Por isso, saiba: como o Whatsapp pode ajudar sua empresa a melhorar em alta escala o atendimento ao cliente, para call centers de SAC?

WhatsApp e a fidelização de clientes

Como o aplicativo ajuda na redução de custo da operação?

Ganhe agilidade no atendimento ao cliente

Praticidade e integração: ferramentas e técnicas que podem ajudar a otimizar a utilização do Whatsapp

WhatsApp e a fidelização de clientes

Esta ferramenta é sinônimo de mensagens em tempo real. E isso é algo que todo cliente ama, já que ninguém gosta de esperar longos períodos para ter uma resposta. Essa experiência positiva na agilidade do atendimento gera fidelização para as empresas.

A partir disso, imagine o quanto o seu call center para atendimento ao consumidor ganha uma imagem positiva perante ao público? Para as empresas, há ainda outra vantagem: a chance de ganhar indicações de amigos e familiares desses clientes fidelizados.

Contudo, deixamos o nosso alerta. Para a fidelização, é importante que este canal permaneça voltado apenas para o atendimento ao cliente, evitando o envio de promoções e muitas ofertas.

Vale destacar que quando se trata do atendimento ao cliente nas novas gerações, também conhecidas como geração Z, o WhatsApp se torna ainda mais importante no processo de fidelização.

Como o aplicativo ajuda na redução de custo da operação de call center?

O WhatsApp possui um custo extremamente baixo para as empresas, contando com uma taxa de US$1 anual. Contudo, muitas pessoas jurídicas usam o WhatsApp sem nunca ter pago pelo serviço.

Esse fato por si só já mostra um grande corte nos custos, mas a economia não para por aí!

Ganhe agilidade no atendimento ao cliente

O WhatsApp possui uma interface extremamente amigável e por isso facilita e muito o trabalho do operador nos atendimentos de SAC. Em um mundo onde tempo é dinheiro, isso significa que seu call center vai cortar muitos custos!

Isso também significa que não será preciso contratar novos operadores. Uma vez que o WhatsApp tem o poder de tornar todo mundo mais produtivos no atendimento ao cliente.

Para mais dicas sobre gestão de call center para SAC, confira o artigo:

SAC: 5 dicas para melhorar o seu atendimento

Praticidade e integração: ferramentas e técnicas que podem ajudar a otimizar a utilização do WhatsApp

Agora que você conhece as principais vantagens de se contar com o WhatsApp no atendimento ao cliente no seu call center, confira algumas ferramentas e técnicas que podem ajudar suas operações a tirar o melhor proveito deste aplicativo:

Utilize uma comunicação humanizada

É importante que ao responder um cliente por mensagem, toda a comunicação seja humanizada. Ou seja, focada na empatia e procurando sempre ajudar a pessoa que está sendo atendida.

Lembre-se também de sempre chamar esta pessoa pelo seu nome. Isso torna a troca de mensagem muito mais pessoal, aproximando o cliente e a marca.

Não deixe seu cliente esperando por muito tempo

Também é importante ser ágil na hora de responder seu cliente. Como vimos anteriormente, este aplicativo é sobre mensagens instantâneas.

Utilize um chatbot para otimizar o atendimento ao cliente

O Chatbot é um programa de inteligência artificial que facilita muito o atendimento ao cliente, e pode ser utilizado no atendimento ao cliente via WhatsApp.

Funciona de maneira simples: toda vez que o WhatApp da sua empresa recebe uma mensagem, uma resposta robótica é enviada pedindo como você pode ajudá-lo.

Isso traz diversas vantagens, como:

Agilizam a interação inicial com os clientes

Reduz o tempo de espera no atendimento

Permite que sua empresa fique com o atendimento funcionando 24h

Vale destacar que o Chatbot pode concluir o atendimento ao cliente sem a necessidade da intervenção de um operador humano.

Além do mais, se um operador é necessário, o chatbot pode atribuir à pessoa mais qualificada com base nas informações recebidas no chat até o momento.

Conclusão

O WhatsApp é uma ferramenta extremamente poderosa nas operações de SAC e, por isso, é importante cogitar sua utilização no seu call center.

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