fev
18

O que não pode e o que não deve faltar em vendas?

por: Angelica Balthasar
em: Vendas
fonte: Exame
18 de fevereiro de 2013 - 18:31

O-que-nao-pode-e-o-que-nao-deve-faltar-em-vendas-televendas-cobranca

Por: Alfredo Duarte

Vendedores e outros profissionais de interação e influência precisam ser bons em várias competências técnicas e sociais. Se fosse o caso, listar dez ou vinte seria relativamente simples e obviamente incompleto.

A questão em pauta, porém, é outra. Que competências são essenciais? Que atributos instilam energia, motivação e potencial a esses profissionais que fazem as coisas acontecerem?

O que não pode, e o que não deve, de fato, faltar em vendas?

Persistência não pode. É o atributo que não tem substituto nem alternativa. Pessoas que desistem rápido, sem foco e sem pró-atividade não têm presente nem futuro em vendas.

Criatividade não deve. Sem a habilidade de perceber alternativas e enxergar possibilidades onde outros só veem dificuldades e limites tudo fica mais difícil, mais caro, mais incerto.

Criatividade não tem erro. Se a ação é criativa, por natureza tende a ser eficiente no processo e eficaz na intenção. O pensamento criativo muda a percepção, cria opções e abre novas perspectivas.

Já o pensamento condicionado é um desastre. Peca na origem, peca na aplicação e peca nas consequências. É um preço absurdo e desnecessário, que aumenta na razão direta da mesmice e da falta de originalidade.

Em vendas e negociação somos dependentes de criatividade operacional, a vertente da criatividade que se aplica no aqui e no agora, qualquer que seja a atividade, o contexto, a intenção, a necessidade.

Vender é entender e resolver problemas, em cenários e contextos onde respostas prontas e respostas únicas são bens rarefeitos, clientes são parceiros exigentes e a competição está sempre disposta a nos tirar a vez.

É praticamente impossível separar o principal do acessório quando se precisa Identificar um interesse, superar uma indiferença ou compensar uma resistência a não ser que se usem meios e processos criativos.

Persistência é o passaporte para entrar no jogo, criatividade mostra como jogar e ganhar. Uma não pode faltar, outra não deve.

Com certeza, há outros atributos e outras habilidades humanas altamente relevantes em negociação, vendas e demais situações de interação e influência.

O que você pensa sobre isso?

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: