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18 de junho de 2024 - 17:01

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Vender franquia é um bom negócio?

Vender franquia é um bom negócio sim! Afinal, o franchising é ótimo para o investidor, que empreende em uma marca consolidada no mercado e que possui toda a organização de processos e infraestrutura, e para o proprietário, que expande sua empresa sem gastar mais por isso. Pelo contrário, ele recebe uma quantia determinada em contrato.

O franchising, que é uma concessão de direito de uso da marca fornecido pela própria empresa, é um modelo de negócio bem-sucedido. Redes de franquias estão presentes no dia a dia de toda a população.

Alguns exemplos são as franquias de marcas que estão espalhadas em diversas cidades do Brasil: O Boticário, Cacau Show, McDonald ‘s, Ortobom, Subway, lojas de conveniência AM/PM, entre outras.

Como vender uma franquia?

Como são muitas opções de franquias no mercado, que englobam os mais diversos segmentos e públicos, é preciso estudar os melhores métodos para vendê-las levando algumas características em consideração.

Confira abaixo nossas dicas de como vender uma franquia com sucesso.

1. Descubra e estude o público-alvo e as personas

O primeiro passo é entender quem é o seu cliente ideal e quais são suas necessidades, expectativas, dores e seus desejos.

A partir do estudo do perfil de cliente e seu comportamento, é possível definir um caminho a seguir para buscar possíveis clientes que se interessam em adquirir uma franquia.

Dessa forma evita-se gastar dinheiro com o marketing voltado às pessoas erradas. Se você busca um perfil para vender uma franquia de academia, deve escolher possíveis investidores com esse perfil, entende?

E a persona muda completamente caso a sua rede seja uma barbearia masculina, certo? Por isso, invista tempo em criar e estudar seu cliente ideal e como chegar até ele.

2. Monte seu funil de vendas

Agora que você já entendeu quem é seu público, suas preferências, suas necessidades e seu comportamento de compra, é hora de pensar estrategicamente o que fazer com essas informações.

O ideal é contar com a tecnologia para coletar, armazenar e integrar dados e agilizar estatísticas ao fornecer relatórios com métricas e indicadores. Um ótimo exemplo é o sistema de CRM, que permite que você acompanhe toda a trajetória dos clientes.

O CRM fornece ainda criação e gerenciamento do seu pipeline/funil de vendas, que mostra cada passo que o cliente realiza até fechar o negócio.

A partir da visualização completa do pipeline, visualiza-se a quantidade de lead em cada etapa do funil e como anda a evolução de cada cliente na negociação.

3. Planeje a expansão da sua franquia

Com dados de clientes e sua jornada de compra, faça o planejamento da sua expansão. Ele precisa ser detalhado e incluir tudo o que se refere a padronização visual, administrativa e operacional da rede, assim como os canais de vendas mais acessados pelo seu público.

O plano de expansão é como se fosse um guia para orientar cada etapa do processo da instalação da rede, com padronização visual e operacional.

Não se esqueça de incluir estratégias, metas e prazos para expansão, definindo se ela será regional, nacional ou internacional.

Os detalhes ajudam a dar credibilidade, profissionalismo e transparência ao processo de venda da franquia.

Dica: contrate um gerente de expansão para não sobrecarregar o seu trabalho de franqueador. Dessa forma, um profissional terá todo o seu tempo voltado ao estudo de mercado, preparação da venda, visualização de oportunidades e acompanhamento da instalação e inauguração da loja.

4. Invista em um sistema de CRM

É impossível falar sobre dicas de como vender uma franquia e não citar um dos sistemas mais utilizados e eficientes de venda.

A Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management) é um software que armazena todos os dados e as informações de cada cliente, desde a fase da prospecção até o pós-venda.

Com ele, é possível analisar métricas, entender o comportamento de clientes, acompanhar as negociações e controlar cada etapa do processo de venda de franquias.

5. Tenha uma rede de franquias moderna

Outro ponto relevante para aprender como vender uma franquia é aumentar as possibilidades de interesse por ela. E isso é feito com a modernização da sua rede.

É possível usar ferramentas e sistemas que são integrados ao CRM e acompanhar suas vendas em um só local.

Quanto mais moderno o seu sistema para franquias for, mais atrativa será a rede. Afinal, além de organizar dados e processos, a tecnologia eleva a produtividade, reduz erros e aumenta a assertividade de campanhas, por exemplo.

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