Jun
03
02 de junho de 2025 - 17:01

Whatsapp-estes-erros-de-portugues-estao-arruinando-a-sua-comunicacao-no-aplicativo-televendas-cobranca-2

Falta de vírgulas, mensagens pouco objetivas… na coluna desta semana o professor Diogo Arrais dá algumas dicas para se comunicar melhor via WhastApp, seja em situações de trabalho, seja na vida pessoal

Além da perda de tempo, de produtividade, os deslizes gramaticais (somados a mensagens pouco objetivas) no WhatsApp podem gerar outras consequências, como ruídos nos relacionamentos pessoais.

“Oi tudo bem” é um exemplo muito deselegante. Além da falta de pontuação, muitos leitores estão no ambiente profissional, têm horários apertados… A mensagem poderia ser explícita: “Bom dia! Tudo bem? Podemos agendar a reunião às 19 horas, amanhã, com o setor comercial?”

Para um cliente, os textos iniciais descuidados (quando nem se conhece a qualidade de um produto ou empresa) tendem a trazer questionamentos, caso se espere a formalidade ou a organização em determinada oferta. Logo, o leitor pensará: “Será um golpe?”

Ferramentas online podem te ajudar a escrever mensagens de WhatsApp melhores

Desleixo em relação a vírgulas, ambiguidades, ortografia, pronomes e concordância são os mais comuns. Para evitar esses escorregões, a revisão gramatical é o melhor caminho. Uma dica: a ferramenta Google Documentos sinaliza muito bem o que possivelmente pode ser adaptado.

Nível de linguagem é um outro fator. Diversas empresas mais “descoladas” usam um caminho sensível: a oralidade. Deslizam (e muito!) ao usarem a terceira pessoa em combinação com os pronomes de segunda:

“Você vai poder usar seu cartão agora. Ele vai te ajudar a obter benefícios…”

Abaixo, é além do gramatical, para mais elegância e convencimento:

“Use seu cartão agora. Ele ajudará você a obter…”

Vale ressaltar que o pronome “te”, de segunda pessoa, deve ser usado em combinação com o pronome pessoal do caso reto “tu”. Os verbos também em segunda pessoa: “Tu usas o teu crédito à hora exata!”

Sim! Nessa última sentença, a escolha seria, digamos, erudita. Se a busca for por mais proximidade ao uso no Brasil (e mais comercial), prefira a construção em terceira pessoa.

Fato é: aplicativo de mensagem urgente é para redação objetiva, educada e em acordo à linguagem de uma marca.

Um grande abraço e até a próxima,

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: