Aug
18
17 de agosto de 2025 - 12:01

Leads-para-indústria-como-captar-gerir-e-conquistar-mais oportunidades de vendas-televendas-cobranca-1

Por que é importante gerar leads para indústria?

O estudo Marketing Digital na América Latina, desenvolvido pela NTT DATA e a MIT Technology Review, mostra que o investimento de empresas latino-americanas em marketing digital aumentou 70%.

Os motivos para isso envolvem a contribuição desta estratégia para o alcance de determinados objetivos em suas áreas de negócio e o alinhamento com a atual jornada do cliente.

Você já deve saber que a jornada do cliente mudou devido à transformação digital. Agora, os consumidores possuem em suas mãos uma infinidade de informações sobre as empresas que podem ser acessadas facilmente.

Tornou-se comum o envolvimento entre clientes e empresas por meio dos canais digitais, e é por estes canais que os leads buscam soluções para os seus problemas.

Por isso a geração de leads é tão importante. É preciso abandonar as práticas de vendas e marketing tradicionais, e investir em estratégias que estejam em harmonia com o novo comportamento do cliente.

É como se, ao invés de praticar a pesca em pequenos lagos, você começasse a pescar em alto mar.

Entretanto, para pescar em alto mar, tudo deve ser diferente. Você deve estar preparado, ter outros conhecimentos e contar com as ferramentas certas para pescar os maiores peixes. Isso é marketing digital e, portanto, é captação de leads.

Um modelo de negócio tradicional também necessita de estratégias modernas

O comportamento do cliente, ainda seguindo a nossa analogia anterior, seria uma espécie de correnteza. Remar contra ela pode ser um desperdício de esforço.

É necessário utilizá-la a seu favor, e se este comportamento do cliente aponta para um lado, é para lá que devemos ir.

Isso pode ser complexo para indústria, já que se trata de um modelo de negócio tradicional, onde os vendedores têm anos de experiência e podem ter a impressão de que conhecem bem o mercado. Desse modo, não se atentam às novas demandas dos clientes e deixam de adaptar suas abordagens para a nova realidade.

A mentalidade deve sofrer mudanças. E mudar para se adaptar, significa sobreviver no mercado.

Se você quer “pescar” as melhores oportunidades de negócios e saber como gerar leads para indústria, fique conosco e acompanhe a leitura!

Como gerar leads para indústria?

Agora que você entendeu a importância da captação de leads para indústria, este é o momento de conhecer algumas técnicas que fortalecem a sua estratégia e geram mais vendas para o seu negócio. Confira, a seguir:

1. Identifique seu ICP e crie uma persona

Uma das dicas mais básicas que guiam as estratégias de vendas e marketing é o uso de ferramentas como ICP e persona.

Estas são ferramentas de marketing que te ajudarão a compreender para quem você deve se comunicar, e como você deve se comunicar. Elas são definidas da seguinte forma:

O ICP (Ideal Customer Profile) é um conjunto de características que representam o seu cliente mais lucrativo.

A persona, por sua vez, é uma representação fictícia de um comprador, um tomador de decisão.

Juntando estas ferramentas, você encontra o tom de voz para se comunicar e atrair leads qualificados para a sua indústria. Para mais, você tem maior visibilidade sobre como estes compradores tomam consciência de sua necessidade, e como tomam decisões.

Estes aspectos são realmente vitais para uma estratégia de geração de leads para a indústria que funciona.

A produção de conteúdo é uma arte à parte. Isso porque essa estratégia de marketing digital gera benefícios diversos para uma indústria.

O marketing de conteúdo:

amplia a visibilidade da sua indústria;

educa seu público;

torna sua indústria uma referência no segmento;

reduz os custos de aquisição de clientes (CAC);

acelera o processo comercial.

Graças à publicação de materiais relevantes, os clientes e leads de uma empresa enxergam mais valor em suas soluções, e com isso, aumentam sua fidelidade à marca.

Esta publicação pode ser feita em vários formatos diferentes. Os mais comuns são:

blogs;

vídeos;

webinars;

publicações em redes sociais;

newsletters;

eBooks.

3. Crie um bom formulário de leads

Quando um lead deseja acessar um material produzido a partir de uma estratégia de marketing de conteúdo, ele deve fornecer determinados dados em troca.

Para tanto, sua indústria precisa ter um formulário de leads dentro de uma landing page para que os leds inserem seus dados.

Porém, até mesmo estes formulários devem ser feitos de forma estratégica, respeitando a etapa do funil de marketing onde estes leads se encontram.

Além disso, os formulários de leads para indústria também devem ter:

benefícios evidentes;

design e usabilidade alinhados;

campos de preenchimento de dados objetivos;

chamada para ação;

gatilhos mentais.

4. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são atalhos que nosso cérebro pega para agir, e isso ocorre de maneira inconsciente, visto que nosso cérebro pretende poupar esforços para evitar o esgotamento mental.

Robert Cialdini identificou esses atalhos e os adaptou para as abordagens de vendas com o propósito de elevar o poder de persuasão dos vendedores, e assim, suas vendas.

Cialdini identificou seis gatilhos mentais:

reciprocidade;

coerência;

prova social;

afeição;

autoridade;

escassez.

Estes gatilhos devem ser utilizados dentro das campanhas de geração de leads para indústria com o objetivo de incentivar a conversão dos leads e gerar mais oportunidades de vendas.

5. Utilize técnicas de copywriting

Copywriting é uma técnica de produção de textos que buscam persuadir o leitor a tomar uma atitude, realizar uma determinada ação.

O profissional que domina essa técnica é uma peça-chave para as estratégias de geração de leads para indústrias, uma vez que influenciam diretamente na conversão dos mesmos.

Por essa razão, é fundamental contar com um bom copy em seus conteúdos, no seu site e em suas páginas para aumentar as taxas de conversão.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: