
Por que vender por SMS?
Afinal, por que enviar mensagens de texto em um processo de vendas? Não seria melhor apenas ligar ou enviar um e-mail para eles? De forma resumida, a resposta seria: “porque o SMS é uma maneira eficaz, acessível e eficiente de se conectar com seu cliente”. Detalhando um pouco mais:
50% das mensagens de SMS marketing que incluem uma call to action (CTA) são consideradas úteis pelos consumidores;
78% dos usuários móveis abrem e leem mensagens SMS de empresas com as quais se inscreveram;
os cupons enviados via SMS são resgatados 10 vezes mais do que os entregues em outros canais;
diferentemente dos e-mails, eles não correm o risco de ir parar na caixa de spam.
Quando você opta por vender por SMS, pode usufruir das vantagens que falamos a seguir.
1. Velocidade de entrega
Quando você envia um texto para prospects e clientes, ele é entregue imediatamente. E, como 90% das mensagens de texto são abertas em menos de 3 minutos, segundo dados compartilhados pela Sender, o SMS se torna uma maneira viável de alcançar o público com agilidade.
Isso pode ser mágico! Você pode, por exemplo, enviar mensagens perfeitamente sincronizadas para gerar vendas instantâneas, como promoções relacionadas a eventos.
2. Abordagem mais pessoal
As mensagens SMS são, por natureza, menos formais – e, portanto, mais pessoais. Pense em como você envia mensagens para os seus amigos, por exemplo. É bem possível que use emojis, abreviações e gírias. Não é verdade?
Pois bem, esse é um recurso que pode ser utilizado para aproximar a empresa dos seus prospects, de acordo com o tom de voz da marca.
Claro que não estamos sugerindo aqui que você deixe de fazer prospecção ativa por telefone ou e-mail. Pelo contrário!
O importante é entender que cada canal de venda tem seu lugar e, quando usados corretamente, podem trazer muitos benefícios para a maioria das organizações.
Como vender por SMS? Melhores estratégias para adotar
Existem diversas maneiras e oportunidades de como vender serviços por SMS. As mensagens de texto podem ser usadas para, por exemplo:
personalizar mensagens e enviá-las para uma grande base de contatos;
enviar campanhas em massa, de forma automatizada;
gerar ofertas personalizadas;
engajar clientes por meio de pesquisas e questionários;
promover ações de eventos de vendas recorrentes, como Black Friday, Dia das Crianças, Natal etc.;
entre muitas outras opções.
E como a sua empresa pode tirar o máximo dessa tecnologia? Seguem abaixo algumas abordagens que podem ser adotadas para você aprender como vender serviços por SMS:
acompanhamento de leads e clientes;
follow-ups e agendamentos;
cobranças e recebimentos;
feedbacks e avaliações instantâneos;
automatização de processos.
Veja mais detalhes sobre essas estratégias de como vender por SMS a seguir!
1. Acompanhamento de leads e clientes
As mensagens SMS permitem que as empresas acompanhem prontamente os leads e oportunidades, abrindo um espaço de conversa.
Ajudam, também, a realizar o acompanhamento de oportunidades em negociação. Em vez de enviar outro e-mail, que tal entrar em contato via mensagem SMS para envolver seus clientes e fazer mais vendas?
Outro tipo de acompanhamento, essencial na manutenção do bom relacionamento com os clientes, é a confirmação e o rastreamento de pedidos no pós-venda.
Esse tipo de segurança poderá fazer o consumidor voltar mais vezes até você. E o SMS é um grande aliado para esse tipo de comunicação rápida. Veja!
Olá [NOME DO CLIENTE],
Obrigado pelo seu pedido! Seus itens serão enviados no próximo dia útil e enviaremos suas informações de rastreamento assim que forem coletadas pelo [Serviço Postal].
Você poderá acompanhar pelo código de rastreio [CÓDIGO], no endereço [LINK].
[NOME DA EMPRESA].
2. Follow-ups e agendamentos
Não é nenhum segredo que as pessoas costumam fechar negócios com quem as responde primeiro. Não só pela empatia gerada, mas porque é simplesmente mais fácil.
A mensagem de texto é vista em segundos; e essa pode ser uma enorme vantagem competitiva para fazer agendamentos, enviando o convite para um bate-papo rápido ou compartilhando o link da sua agenda.
Outra alternativa de como vender por SMS é usar o recurso para enviar um link possibilitando que a própria pessoa marque um horário, por exemplo, via Calendly.
Você pode, ainda, garantir que seus clientes cheguem prontamente às reuniões agendadas enviando o link ou lembrete quando o horário se aproximar:
Olá [NOME DO CLIENTE],
Nosso compromisso é hoje, [DATA], às [HORA].
Vejo você em breve! Os detalhes da reunião estão aqui: [LINK].
E que tal conectar seu aplicativo de envio de mensagens de texto ao seu CRM? Assim, você pode enviar mensagens de texto personalizadas cada vez que um lead avançar uma etapa do funil – garantindo que o prospect não se esqueça de você com um follow-up.
Olá [NOME DO CLIENTE],
Agradeço pelo nosso encontro! Conforme combinado, segue com mais informações a respeito de [PRODUTO OU SERVIÇO]:
[LINK]
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Uma outra maneira de recuperar vendas a um custo baixo é a estratégia de recuperação de carrinho abandonado. Afinal, a esta altura, o usuário já demonstrou interesse no seu produto. Que tal enviar um incentivo?
Olá [NOME DO CLIENTE],
Parece que você esqueceu algo no seu carrinho! Conclua a compra hoje e ganhe [DESCONTO]% de desconto com o código [CÓDIGO DE DESCONTO].
Vamos nessa?! [LINK PARA O CARRINHO].
3. Cobranças e recebimentos
Um dos principais motivos pelos quais vendas são perdidas é quase banal: as pessoas simplesmente se esquecem de pagar. Uma opção interessante é enviar um SMS com o link para pagamento assim que o negócio for fechado.
Olá [NOME DO CLIENTE],
Muito obrigado por escolher a [EMPRESA].
Conforme combinado ao final da nossa reunião, segue o link com sua fatura de [R$xxx], referente a [PRODUTO OU SERVIÇO], com vencimento no dia [DATA].
Você pode pagar online pela URL [LINK].
Obrigado,
[NOME DO VENDEDOR]
Ou, às vezes, em casos de pagamentos recorrentes, acontece do cliente não visualizar o boleto ou do cartão de crédito ter expirado. Em ambos os casos, um simples lembrete de texto, que inclua um link para pagamento online, fará com que você seja pago mais rapidamente.
Olá [NOME DO CLIENTE],
Aqui está um lembrete amigável de que sua fatura de [R$xxx] vence no dia [DATA].
Você pode pagar online pela URL [LINK].
Obrigado,
[EMPRESA]
4. Feedbacks e avaliações instantâneos
Você sabia que 88% dos consumidores leem (e levam em consideração) as avaliações de outros clientes antes de tomar uma decisão de compra?
Há, ainda, muito mais clientes dispostos a dar feedback e deixar uma avaliação online do que você imagina. O que você precisa é escolher quando e como perguntar.
O momento adequado depende de cada tipo de negócio e, também, do produto ou serviço oferecido. De toda forma, é uma boa ideia enviar por SMS o link de avaliação para os clientes.
Olá [NOME DO CLIENTE],
Esperamos que tenha gostado da sua nova compra conosco!
Que tal compartilhar sua experiência com o mundo? Basta acessar [LINK] e compartilhar sua avaliação.
Obrigado!
5. Automatizar processos, liberando tempo para a equipe focar em vender mais
O ciclo de vendas pode ser um processo longo e, como tal, as mensagens SMS são uma maneira poderosa de conectar a equipe de vendas aos clientes. Porém, isso não significa que o time de vendas precisa estar focado em tarefas operacionais em 100% do tempo.
Por esses e outros motivos, é crucial saber como fazer sistema de vendas por SMS. Aplicando uma estratégia bem desenhada, pode-se automatizar a comunicação via mensagens de texto, liberando tempo para que o setor de vendas possa se concentrar em tarefas mais complexas, como melhorar o pitch para clientes em potencial e criar propostas personalizadas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.