Sep
25
24 de setembro de 2025 - 17:04 - atualizado às 17:29

Vendas-digitais-sao-responsaveis-por-mais-de-40-do-faturamento-dos-pequenos-negocios-televendas-cobranca-2

Pesquisa do Sebrae mostra os segmentos onde o peso das plataformas digitais é maior; confira

O comércio digital se impôs como realidade aos donos de pequenos negócios no Brasil e atualmente já responde, em média, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

O comércio digital se impôs como realidade aos donos de pequenos negócios no Brasil e atualmente já responde, em média, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo onde aproximadamente metade do faturamento já provém dos canais online.

O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%).

Décio Lima lembra que as redes sociais são as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunicação com o cliente. “Hoje é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informações. O ambiente digital não é só um espaço para divulgar promoções”, analisa. “Por isso é fundamental estar sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presença digital da empresa”, acrescenta.

Números da pesquisa

Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio

Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular, 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais

Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são: Economia Criativa (55%), Logística, Artesanato e Turismo (49%)

As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%)

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: