
O avanço da tecnologia mudou a forma como os consumidores compram e interagem com as marcas. Por esse motivo, cada vez mais empresas estão investindo no processo de pré-vendas pelo WhatsApp. A sua ficará de fora disso?
Primeiramente, o que é pré-venda pelo WhatsApp?
A pré-venda é a etapa da jornada do cliente que antecede a compra do produto ou serviço. É nela que acontecem os processos de prospecção e qualificação dos leads pela equipe de marketing para, em seguida, serem enviados para o time comercial dar início ao processo de vendas.
Em outras palavras, é um conjunto de táticas que visa identificar os prospects que têm maior potencial de virar clientes. O objetivo aqui é prepará-los para receber a proposta de venda e, assim, aumentar as chances de fechar negócio com a marca.
Nesse caso, o canal utilizado para entrar em contato com os potenciais clientes e apresentar a solução da empresa é o WhatsApp, que possibilita uma comunicação direta e imediata. Ficou claro?
Quais as vantagens da estratégia de pré-vendas pelo WhatsApp?
Já falamos que o WhatsApp é utilizado por mais de 90% dos brasileiros. Assim, fica fácil entender porque elaborar um processo de pré-venda voltado para ele, certo? Mas caso reste alguma dúvida, confira a seguir 2 benefícios dessa estratégia!
1. Otimização do processo de aquisição de clientes
Uma das vantagens da pré-venda pelo WhatsApp é que esse processo otimiza a aquisição de leads qualificados. Isto é, as pessoas que têm mais chances de se tornar clientes.
Isso ocorre devido aos processos de educação e triagem que podem ser feitos diretamente pelo canal.
Desse modo, ao entrar em contato com os leads, o time de marketing consegue identificar os perfis de clientes mais promissores e, assim, repassar apenas os melhores para a equipe comercial.
Ao final de tudo, até mesmo o processo de vendas flui mais rapidamente, uma vez que apenas pessoas realmente interessadas em adquirir a solução dão entrada nele.
2. Melhora do relacionamento com os consumidores
Outro ponto que merece ser citado é que a pré-venda pelo WhatsApp melhora o relacionamento com os clientes.
Imagine que você precisa escolher entre duas empresas e consegue falar diretamente pelo WhatsApp com uma delas para tirar dúvidas, mas a outra não disponibiliza esse canal de contato.
A opção mais viável é a primeira, concorda? Afinal, ela mostra ter consideração pelo consumidor e está sempre disponível para atendê-lo. Como resultado, é mais fácil criar um relacionamento duradouro com ela.
Como fazer pré-venda pelo WhatsApp? Melhores estratégias para adotar
E aí, ficou ansioso para criar um processo de pré-vendas pelo WhatsApp no seu negócio? Então, siga a leitura e confira quais estratégias você deve adotar para ter sucesso.
1. Saiba quem são seus clientes
O primeiro passo para criar um processo de pré-vendas pelo WhatsApp é conhecer bem seus clientes. Em outros termos, saber quem são eles, quais canais de contato mais usam, como falam e o que costumam comprar.
Tudo isso serve para estabelecer um método de abordagem que faça sentido, ofereça a solução certa e não assuste os potenciais consumidores do seu negócio.
2. Use o WhatsApp Business
O segundo passo é instalar o WhatsApp Business, que é a versão do aplicativo voltada exclusivamente para empresas.
Além de dar mais profissionalismo e credibilidade para a marca, ele possui funcionalidades únicas, como envio de catálogos e mensagens automáticas.
3. Crie um roteiro de mensagens
Não se esqueça de criar um roteiro para suas mensagens, definindo:
os materiais que serão enviados — imagens, vídeos, catálogos etc.;
o tom da conversa;
a frequência das mensagens.
Esse processo alinha o fluxo de conteúdo com o perfil dos clientes e evita que as mensagens se tornem cansativas, afastando os potenciais consumidores.
4. Use um chatbot
Os chatbots são ferramentas que automatizam o atendimento via WhatsApp, interagindo com os usuários por conta própria. Basta instalar, ajustar os detalhes e pronto.
No processo de pré-vendas, eles podem ser programados para responder solicitações simples, como enviar catálogos ou informar o horário de funcionamento.
Com isso, pode-se atender os prospects 24 por dia e mais rapidamente, melhorando o relacionamento deles com a marca e aumentando as chances de se tornar clientes.
5. Invista em um CRM de vendas
Para coroar a estratégia, vale a pena investir em um CRM de vendas. Um bom software, como o Agendor, conta até mesmo com a funcionalidade de integração com o WhatsApp.
Assim, você tem um histórico centralizado das suas mensagens e garante a segurança dos dados dos seus clientes, sem precisar pagar a mais.
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