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14 de outubro de 2025 - 17:00

Ferramentas-de-social-selling-6-plataformas-para-otimizar-a-venda-social-televendas-cobranca-1

As ferramentas de social selling fazem parte da seleção de tecnologias essenciais do vendedor que se preocupa em estabelecer conexões sólidas com os clientes e se destacar do mercado.

O que são plataformas de social selling?

Plataformas de social selling nada mais são do que as soluções tecnológicas utilizadas em uma estratégia de venda social. Estes sistemas são utilizados pelos vendedores para interagirem com seus clientes por meio das redes sociais, além de oferecem recursos de prospecção, conversão de leads, automação e análise de dados.

Os exemplos de ferramentas de social selling vão desde plataformas especializadas em gestão e monitoramento de redes sociais, como a mLabs, até os sistemas baseados em IA de análise comportamental do usuário, como o CrystalKnows.

Por que investir em ferramentas de social selling?

O primeiro e mais evidente motivo para investir em ferramentas de Social Selling é o potencial de crescimento de receita que elas oferecem.

De acordo com pesquisas, cerca de 61% das organizações envolvidas em vendas sociais relatam um notável aumento em sua receita. Ou seja, esta é, de fato, uma abordagem que pode impulsionar os lucros de uma empresa.

Além disso, o social selling também apresenta eficácia para momentos decisivos, como o fechamento de negócios.

Profissionais de vendas que utilizam a venda social fecham entre 40% e 50% mais novos negócios em comparação com aqueles que não adotam essa estratégia.

Essa vantagem competitiva é uma das principais razões para investir em ferramentas de social selling, aumentar a produtividade da equipe de vendas e atingir as metas estabelecidas.

Por fim, segundo o LinkedIn, a maior rede profissional do mundo, 78% das empresas que utilizam vendas sociais superam as que não adotam essa abordagem.

Portanto, não é exagero afirmar que investir em ferramentas especializadas de social selling permitirá que você esteja à frente da concorrência, impulsione sua receita e feche mais negócios.

Se você está convencido da importância das ferramentas de social selling, continue a leitura para conhecer 6 plataformas para incorporar à sua estratégia.

6 ferramentas de social selling

Existem diferentes tipos de ferramentas de social selling, e para escolher a mais adequada para sua estratégia e garantir o máximo potencial das mídias sociais, é indispensável compreender as diferenças entre elas.

Explicamos isso detalhadamente, a seguir.

LinkedIn Sales Navigator

Não há como falar sobre uma estratégia de social selling B2B sem mencionar o LinkedIn Sales Navigator, afinal, esta é uma ferramenta projetada especialmente para vendedores prospectarem novos clientes.

Para esse fim, o Sales Navigator disponibiliza diversos recursos, tais como:

pesquisa avançada de leads e empresas;

recomendações de leads;

integração com CRM;

atualizações de vendas em tempo real para obter insights sobre suas contas e leads;

notas e marcadores para organizar e segmentar leads

mensagens de InMail.

Desse modo, as principais vantagens do LinkedIn Sales Navigator são:

foco em leads qualificados;

envio de mensagens personalizadas;

acompanhamento proativo;

centralização das informações dos leads por meio da integração com CRM.

mLabs

Ao contrário do LinkedIn Sales Navigator, a ferramenta de social selling da mLabs é voltada para o gerenciamento de mídias sociais.

Dentre suas funcionalidades, as que se destacam são:

agendamento de posts em todas as redes sociais, incluindo arquivos de imagem ou vídeo, legenda, data e horário;

impulsionamento de posts;

promoção de posts publicados;

centralização de mensagens do inbox;

geração automática de relatórios;

análise de resultados e desempenho de posts;

análise de concorrência;

workflow para criação de conteúdo.

Com isso, a mLabs pode fornecer muitas vantagens para uma estratégia de social selling, como, por exemplo:

planejamento de conteúdo relevante para leads estratégicos;

identificação de oportunidades de interação com os clientes;

interação com leads do LinkedIn;

construção de relacionamento mais próximo com a audiência;

economia de tempo, que pode ser direcionado para conversas mais significativas com leads e clientes.

Lusha

O Lusha é uma plataforma de geração de leads B2B que auxilia na identificação e abordagem de leads qualificados.

Na prática, o Lusha funciona como uma extensão do navegador e pode ser utilizado em conjunto com o LinkedIn, sites corporativos e outras plataformas online para encontrar informações de contato de leads em potencial.

Apesar de não ser completamente voltada para venda social, existem muitas formas de utilizá-la para uma estratégia de social selling. Confira alguns exemplos:

enriquecimento de dados dos leads para entender mais profundamente seu perfil e personalizar a abordagem;

identificação de leads qualificados no LinkedIn com base em critérios específicos;

contato direto com leads com os dados fornecidos pela plataforma;

agilidade na prospecção social;

validação de e-mails.

Google Alerts

O Google Alerts é uma aplicação do Google que permite que você receba alertas em e-mail quando novos resultados sobre um tópico aparecerem nas pesquisas do mecanismo de busca do navegador.

Esta é uma maneira simplificada e gratuita de se mostrar presente para seus leads, envolvendo-se em conversas relevantes e oportunas quando abordarem um assunto pertinente ao seu negócio, ou outras palavras-chave relacionadas ao seu setor.

Afinal, social selling é sobre isso: estar presente nas mídias sociais para fornecer informações relevantes para seus clientes e leads, e construir relacionamentos de confiança ao longo do tempo.

Nesse sentido, com o Google Alerts, você pode ficar por dentro das últimas notícias e tendências do setor e identificar oportunidades de interação com seus leads.

Além disso, o Google Alerts pode ajudá-lo a monitorar a reputação da sua marca e concorrência, permitindo que você responda rapidamente a comentários ou menções nas redes sociais.

Lembre-se da importância do social listening para suas estratégias de marketing e vendas! É essencial compreender a percepção do seu público sobre a sua marca, para saber como engajá-lo.

CrystalKnows

Dentre as plataformas de social selling que apresentamos aqui, o CrystalKnows talvez seja a mais inovadora.

O sistema utiliza processamento de linguagem natural e machine learning para atribuir perfis de personalidade precisos de pessoas de acordo com suas interações online, o que ajuda profissionais de vendas e marketing em suas estratégias de social selling.

O funcionamento do CrystalKnows é bem simples.

Acessando a plataforma, você pode pesquisar o perfil de uma pessoa, seja um lead ou cliente em potencial, fornecendo seu nome e, se possível, seu perfil de mídia social (no LinkedIn, por exemplo) ou e-mail.

Então, a ferramenta analisa os dados disponíveis e atribui um, entre dez perfis de personalidade, fornecendo informações sobre o estilo de comunicação, preferências de tom de voz e abordagem mais eficaz para se comunicar com essa pessoa.

Assim, os vendedores encontrarão mais facilidade para:

construir relacionamentos mais fortes;

marcar mais reuniões;

obter mais respostas;

fechar mais oportunidades.

Por fim, destacamos uma ferramenta indispensável para qualquer estratégia de vendas B2B: o sistema de CRM.

Para uma estratégia de social selling bem-sucedida, é crucial acompanhar de perto as interações com leads e clientes nas redes sociais. Nesse contexto, o Agendor possibilita a centralização das interações e dos dados dos clientes, permitindo um atendimento mais personalizado e um relacionamento mais próximo com os clientes.

Claro, este é apenas um dos grandes benefícios que um CRM como o Agendor pode proporcionar para mais diversas estratégias de vendas. Isso acontece graças à flexibilidade e a simplicidade de uso da nossa plataforma.

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