
Jornalista da Bloomberg Businesweek dedicada à cobertura de Carreira conta como faz a gestão do dia a dia — e os ensinamentos dos entrevistados dela
Vamos lá. Pode me perguntar qualquer coisa sobre produtividade, que provavelmente, saberei responder.
Nos últimos seis meses, conversei com cerca de 200 especialistas e grandes empreendedores que me ensinaram como lidar com tediosos projetos de trabalho; realizar algo nas tardes de sexta-feira; permanecer em forma; e continuar trabalhando quando faltar energia.
Mas cinco dicas do meu relatório se destacam e mudaram minha abordagem diária para trabalhar:
Esqueça sua lista de tarefas
Ainda estou usando o Método Bright, a estratégia de calendário da guru de gerenciamento de tempo, Kelly Nolan.
Tudo se resume a: atribuir tempo para tudo em um calendário digital (incluindo acordar, tomar banho, vestir-se, fazer exercícios, etc.) para que você saiba quando pode dizer sim e não.
Nolan descobre que o sistema capacita as pessoas a tomarem boas decisões “porque elas percebem quando é realmente impossível fazer outra coisa”.
Vale a pena acrescentar ideias ruins ao dia a dia
Decidir-me por 50 tópicos para artigos exigiu mais de 200 ideias de minha parte, a maioria das quais nunca viu a luz do dia — por um bom motivo.
O diretor de criação de Los Angeles, Adi Goodrich, que codirige o estúdio Sing Sing, recomenda anotar essas ideias não tão boas porque o que importa é a discussão após a apresentação, não as ideias propriamente ditas.
“Quando se está trabalhando com bons colaboradores, sempre sai algo da conversa”, diz ela. Diga: “Ouça, essa ideia pode ser um pouco vaga, mas adoraria discuti-la e ver até onde vai”.
Procrastine produtivamente
Minha professora do ensino médio em Boston, Lillie Marshall, é totalmente a favor da procrastinação produtiva. Não quer fazer aquela tarefa de trabalho tediosa ou difícil? Faça uma diferente.
Para mim, a tarefa deve estar na agenda de hoje; não pode ser, digamos, compras online de equipamentos de viagem, um de meus hobbies favoritos. Isso evita o ciclo de não fazer nada, sentir-se culpado e ficar para trás.
Exale pouco entusiasmo
Ellen Bennett, fundadora do site de roupas de cozinha Hedley & Bennett, diz que você é seu melhor vendedor. “As pessoas pensam algo como ‘Essa garota não parece animada demais com esses aventais? Tudo bem, vou ver o que ela tem a dizer’”, diz ela.
Bennett conversa com as pessoas e então elas contam a outras sobre sua interessante conversa com aquela moça do avental. “Esta peça de comunicação é fundamental” para lançar um negócio, diz ela. Como fazer isso sem ser desagradável?
Sua vibração deve ser “animada para compartilhar, animada para aprender”, o que inclui ouvir os pensamentos e críticas dos outros.
Use a diplomacia
A próxima vez que você discordar do plano idiota de seu colega de trabalho, saiba que explicar sua ideia muito melhor duas ou três vezes mais não terá efeito, diz o psicólogo organizacional da Universidade da Pensilvânia, Adam Grant.
Isso é polarizador. Em vez disso, adote uma abordagem não oposicionista, perguntando: “O que mudaria sua mente?” Por exemplo: “Estou preocupada porque, se fizermos o seminário da empresa em um fim de semana, muitas pessoas não irão. O que você precisaria agendar outra data?”
Isso leva sua colega de trabalho a admitir que poderia se imaginar mudando a data, ao mesmo tempo articulando porque ela se fixou a um fim de semana. E isso mostra como estruturar seu argumento em termos de abordar as prioridades dos outros.
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