
Hoje, o WhatsApp é o aplicativo é o mais usado pelos brasileiros, estando entre os principais canais para prospecçãoprospecção ativa com o whatsapp ativa. O Whatsapp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais.
Mas você sabia que ele também pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes? Isso mesmo!
Segundo pesquisas, cerca de 60% das grandes empresas já utilizam a plataforma WhatsApp Business, como Renner, Itaú, Banco do Brasil, Stone, entre outras, para a prospecção ativa.
Confira como o aplicativo, que faz parte da estratégia de vendas dessas e outras empresas, pode contribuir com o processo comercial do seu negócio e veja ainda os detalhes da parceria entre Smark e Becon!
Da prospecção ativa ao pós-venda
Desde a prospecção ativa até o atendimento pós-venda, o aplicativo pode ser usado de diversas formas para melhorar a eficiência e efetividade das vendas.
Veja a seguir como o Whatsapp pode ser usado em cada etapa do processo comercial:
Prospecção ativa: O aplicativo pode ser usado para envio de mensagens personalizadas para leads qualificados, permitindo que você inicie conversas de forma mais simples.
Gestão de vendas: É possível monitorar o status das conversas com possíveis clientes, e além disso, o aplicativo também permite a criação de listas de transmissão que podem ser usadas para a segmentação de contatos.
Pós-vendas: Com o aplicativo, é possível manter um contato mais próximo e frequente com os clientes, garantindo que eles se sintam valorizados e importantes para a empresa.
Por oferecer essas e outras funcionalidades, fica claro como o Whatsapp pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar a realização do processo comercial de uma empresa, como a prospecção ativa.
Mas vale lembrar que, para garantir resultados positivos, é importante usá-lo de forma estratégica e cuidadosa, respeitando a privacidade e as preferências dos clientes.
Dicas para realizar prospecção ativa via WhatsApp
O WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável no dia a dia de muitas pessoas, incluindo no âmbito profissional. Porém, é preciso ter em mente que a abordagem dos leads deve ser feita de forma adequada para que o uso comercial do aplicativo seja efetivo.
Confira a seguir algumas dicas valiosas para realizar o processo comercial via WhatsApp de forma assertiva e obter melhores resultados em suas prospecções e vendas.
Peça permissão para entrar em contato
O WhatsApp começou a fazer parte de nossas vidas como uma ferramenta de comunicação pessoal.
Logo, antes de entrar em contato com alguém usando o aplicativo para fins comerciais, é preciso ter certeza de que o espaço do cliente está sendo respeitado e que ele permite esse contato.
Caso contrário, o cliente pode encarar sua mensagem como SPAM e bloquear o seu número, além de ficar com uma impressão ruim do seu negócio.
Além disso, é preciso sempre avaliar questões de privacidade de dados de acordo com a LGPD.
Abordagem no primeiro contato da prospecção ativa
Conhecer o perfil do cliente é importante para a escolha da abordagem. Para modelos de venda mais simples e rápidos, entrar em contato pelo WhatsApp não costuma ser um problema.
De qualquer forma, sempre diga seu nome e o nome da sua empresa. Uma apresentação adequada faz com que o lead se sinta seguro com o seu contato.
Afinal, receber um simples “Bom dia! Tudo bem?” de um número desconhecido é um bom motivo para bloquear ou ignorar o remetente.
Pegue leve na prospecção
Ao entrar em contato pelo Whatsapp, o objetivo é fazer com que o cliente se interesse em como você pretende solucionar o problema dele, sendo investigativo e consultivo.
Tenha atenção para não iniciar contatos já falando de seus produtos e serviços. Uma boa ideia é direcionar o cliente para uma ligação, videochamada ou reunião depois de atrair o seu interesse.
Defina mensagens automáticas
Uma grande vantagem de usar o Whatsapp está na velocidade em que é possível enviar e receber respostas. Isso gera uma expectativa de atendimento mais rápido que o comum.
Logo, uma boa alternativa é configurar mensagens automáticas personalizadas para informar o lead sobre a ausência do vendedor quando necessário.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.