
A verdade é simples: ninguém mais atende telefone e considera as ligações abusivas, mas todo mundo está na internet.
Foi essa constatação que levou a advogada e especialista em transformação digital Gabriela Roveri a criar o VemproAzul.com.br um portal que está redefinindo a forma como empresas se relacionam com seus clientes inadimplentes.
A solução é unir tecnologia, comportamento e empatia, e o VemproAzul.com.br funciona como um ecossistema de cobrança digital humanizada, onde o foco não é apenas negociar, mas entender o devedor: por onde ele navega? Como se comporta nas redes sociais? Em que momento está disposto a resolver sua pendência sem ser pressionado?
A verdade é que boa parte dos devedores não atende ligações abusivas, mas está disposta a negociar.
A estratégia é clara: estar presente nos canais que ele mais usa (Instagram, TikTok, Google, YouTube, blogs e e-mails), com comunicação segmentada e rastreada para o portal — que é todo configurado com campanhas de SEO e SEM e landing pages personalizadas, atraindo o marketing de conteúdo, não a cobrança.
“Call centers focam na negociação. Nós focamos em entender o comportamento de quem está devendo, o que ele consome nas redes sociais, o que pesquisa no Google”, diz Gabriela Roveri.
A plataforma opera em formato white-label ou integrado, podendo se conectar via API ao portal do parceiro — seja ele do setor financeiro (success fee) ou call center — em um modelo que desvia as chamadas para o portal ou para o próprio WhatsApp da empresa de cobrança, que segue na negociação do cliente que mostrou interesse via mídias orgânicas e pagas.
Os módulos são escalonáveis e permitem a automação de canais, consultoria de performance, copywriting estratégico e métricas detalhadas via Google Analytics 4 e Meta Ads.
A plataforma funciona como um marketplace, onde todos compartilham o custo especializado em data science e marketing tecnológico.
Gabriela lembra que desenvolver tudo isso dentro de um call center, que lida com metas e premiações de equipe, “fica com o custo totalmente inviável”.
Foi com sua experiência de mais de 30 anos no mercado como diretora de um call center que percebeu isso e resolveu avançar, criando o VemproAzul.com.br — uma startup desenvolvida com o time de MBA Analytics da USP, onde finalizou seu mestrado e conseguiu provar, no racional do TCC, esse case de sucesso, que reduz de 2% a 4% o índice de abandono de ligações, uma realidade cruel nas empresas atualmente.
Tudo isso fica mensurável em dashboards interativos que mostram a jornada completa do usuário, da descoberta ao pagamento, trazendo em tempo real as ações fomentadas na Meta e no Google, através do portal rastreado com essas plataformas.
E os benefícios não param por aí: a segmentação de público faz com que as ações dos call centers sejam mais direcionadas para quem tem comportamento de adesão à plataforma, diminuindo custos com telefonia e equipe, principalmente no último quartil de cada operação de negociadores.
O modelo já vem sendo adotado por bancos, fintechs e call centers, com uma proposta ousada para o mercado: o VemproAzul.com.br investe 100% da mídia paga, tanto na Meta quanto no Google, durante a POC de seis meses, para provar os resultados alcançados.
“A digitalização não é mais tendência: é sobrevivência”, finaliza Gabriela.
“Empresas que insistem em estratégias de cobrança antigas estão perdendo não só dinheiro, mas também reputação e relacionamento com seus clientes — e não sobreviverão, isso é um fato.”
O VemproAzul.com.br prova que é possível unir performance e propósito: cobrar sem agredir, negociar com empatia e transformar dívidas em recomeços.
Quer saber como levar o seu time do vermelho ao azul?
Acesse vemproazul.com.br ou fale diretamente com Gabriela Roveri pelo WhatsApp: clique aqui para conversar.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.