Jan
22
21 de janeiro de 2026 - 17:12

Smartphone-perto-de-ultrapassar-o-cartão-de-plástico-como-meio de pagamento preferido do brasileiro-televendas-cobranca-1

O smartphone está substituindo rapidamente o cartão de plástico e o dinheiro como dispositivo de pagamento em lojas físicas no Brasil. Dois anos atrás, 20% dos brasileiros diziam que o smartphone era a sua forma de pagamento preferida em lojas físicas. Essa proporção subiu para 29% no ano passado e agora chegou a 40%, dobrando em 24 meses. Se continuar assim, é possível que o smartphone tome a liderança em 2026. Os dados fazem parte da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil, publicada nesta quinta-feira, 18.

Enquanto isso, o cartão de plástico vem perdendo espaço, embora ainda lidera. Em 2023, 63% dos brasileiros o apontavam como o meio preferido em pagamentos presenciais. Essa proporção caiu para 59% em 2024 e agora baixou para 52% em 2025.

O dinheiro também segue em queda livre: era o preferido de 13% da população em 2023, passou para 8% no ano passado e agora, 6%.

Jovens e usuários de iPhone preferem pagar com smartphone

Entre jovens de 16 a 29 anos e entre usuários de iPhone o smartphone já é a forma de pagamento favorita dentro de lojas físicas, apontada por 55% e 60% das pessoas desses grupos, respectivamente.

Quem mais gosta de usar cartão de plástico são os brasileiros com 50 anos ou mais: 69%. Não há diferença significativa na preferência por cartão de plástico na análise por classe social.

Os segmentos com o maior percentual de preferência no uso de dinheiro em papel são os de jovens (9%), classes D e E (10%), e brasileiros das regiões Norte (10%) e Nordeste (11%).

Carteira fica em casa

Como consequência, dois em cada dez brasileiros trocaram a carteira pelo smartphone definitivamente. Em um intervalo de dois anos, mais que dobrou a proporção de brasileiros que não levam mais a carteira quando saem de casa, optando por pagar com o smartphone. Eram 10% em 2023, passaram para 16% no ano passado e agora são 22%. Essa proporção chega a 36% entre usuários de iPhone; 30%, entre pessoas das classes A e B; e 29% entre jovens de 16 a 29 anos.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: