
A pesquisa corporativa foi realizada de 29 de maio a 6 de junho de 2025. Já com pessoas consumidoras, foi realizada de 5 a 25 de maio de 2025
Neste momento do ano o aumento das compras online pede atenção redobrada: o Brasil registrou taxa de fraude digital de 3,8% no primeiro semestre de 2025, acima da média latino-americana. Ainda, na pesquisa global Relatório de Tendências de Fraude, os golpes via PIX aparecem como a segunda modalidade mais comum no país, forma de pagamento querida pelos brasileiros.
A TransUnion reuniu insights e informações de mais de 18 países e mostra como as perdas globais com fraudes afetaram os consumidores em 2025.
Confira as principais tendências que empresas e consumidores precisam conhecer neste período de compras de fim de ano e as férias de 2026.
Cenário Brasileiro
O Brasil apresentou taxa de suspeita de fraude digital de 3,8% no primeiro semestre de 2025, ficando acima da média regional da América Latina (2,8%).
O País está entre os três mercados da região com maiores índices, ao lado da República Dominicana (8,6%) e Nicarágua (2,9%).
Houve queda significativa no percentual de consumidores brasileiros que disseram ter sido alvo de fraude, passando de 40% (segundo semestre de 2024) para 27% (primeiro semestre de 2025).
73% dos consumidores brasileiros no primeiro semestre de 2025 afirmaram não conseguir identificar se foram vítimas de tentativas de golpe ou fraude.
O vishing (golpe por telefone) continua sendo o tipo de fraude mais relatado entre brasileiros (38% dos casos).
Golpes envolvendo PIX surgiram como segunda modalidade mais comum, representando 28% dos casos reportados.
No segmento de jogos de azar online, 6,8% das transações digitais de consumidores brasileiros foram suspeitas de fraude no primeiro semestre de 2025, crescimento de 1,3% em relação ao mesmo período de 2024.
Cenário Global
Quase metade (48%) dos consumidores globais afirmou ter sido alvo de esquemas de fraude por e-mail, online, chamadas telefônicas ou mensagens de texto entre fevereiro e maio de 2025.
Empresas no Canadá, Hong Kong, Índia, Filipinas, Reino Unido e Estados Unidos perderam o equivalente a 7,7% de suas receitas devido a fraudes em 2024, totalizando US$ 534 bilhões em perdas.
Esse percentual representa aumento significativo em relação aos 6,5% registrados em 2024
O montante das perdas globais é comparável a aproximadamente um quarto do PIB brasileiro.
Atenção aos Jogos Eletrônicos
O segmento de jogos eletrônicos/videogames teve o maior percentual de suspeita de fraude digital globalmente: 13,5% no primeiro semestre de 2025.
Esse número representa aumento de 28% na taxa de suspeitas em comparação com o mesmo período de 2024.
No segmento de apostas esportivas online e pôquer, o abuso de promoções foi o tipo de tentativa de fraude mais relatado globalmente
Recomendações dos Especialistas
Wallace Massola, líder de Soluções de Prevenção a Fraudes da TransUnion Brasil, destaca a necessidade de investir em soluções de inteligência preventiva e programas de educação digital.
A integração de segundo fator de autenticação é recomendada como prática preventiva essencial.
Mecanismos de proteção de identidade e monitoramento contínuo são indispensáveis, especialmente em segmentos de crescimento acelerado, como jogos online.
Metodologia
Todos os Dados deste relatório combinam insights proprietários da rede de inteligência global da TransUnion, uma pesquisa corporativa especialmente encomendada no Canadá, em Hong Kong, na Índia, nas Filipinas, no Reino Unido e nos EUA, e uma pesquisa com pessoas consumidoras em 18 países e regiões ao redor do mundo. A pesquisa corporativa foi realizada de 29 de maio a 6 de junho de 2025. Já com pessoas consumidoras, foi realizada de 5 a 25 de maio de 2025. O estudo completo pode ser conferido no site da empresa.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.