
Mudanças buscam alinhamento internacional e ampliam mecanismos de atuação do fundo em situações adversas reconhecidas pelo Banco Central
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou mudanças no estatuto e no regulamento do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que passaram por assembleias realizadas em setembro de 2025 e janeiro de 2026. Segundo o FGC, as alterações visam o alinhamento internacional e fazem parte de um processo de modernização do arcabouço de proteção ao depositante.
Entre as mudanças, estão a ampliação de suporte à transferência de controle ou de ativos e passivos de associadas, mediante reconhecimento de situação conjuntural adversa pelo Banco Central. O fundo diz que a celebração dos acordos visa assegurar a continuidade na oferta de serviços financeiros e a redução de custos para o fundo e riscos para o sistema. O FGC não citou nenhum caso específico.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.