Jun
12

Dez principais razões por que equipes fracassam

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Programa Cases
11 de junho de 2013 - 18:32

Dez-principais-razoes-por-que-equipes-fracassam-televendas-cobranca

1. Falta de diretrizes sábias que definam o propósito central da equipe e como essa trabalhará de forma unida para alcançá-la;

Muitas das vezes é preciso ser claro, especialmente com os novatos. Se as diretrizes não forem de fácil compreensão, todo o trabalho poderá estar comprometido. É preciso que cada um saiba exatamente o que fazer e quando o fazer. Os prazos precisam ser definidos, especialmente as prioridades.

2. Incapacidade de decidir no que consiste o trabalho pelo qual a equipe é responsável de forma interdependente e mútua;

Quando o líder deixa as coisas “andarem” e não se preocupa com as definições e atribuições de cada pessoa, a equipe fica parecida com um polvo de patins. Usando a ilustração de Peter Drucker, de que as empresas se transformaram em empresas LEGO, cada peça precisa saber exatamente onde se encaixa e sua importância dentro do processo.

3. Falta de responsabilidade mútua;

Infelizmente muitas empresas trabalham conforme vai o vento. Tudo vai bem até que não haja vento. Responsabilidade é uma característica que ou você tem, ou você não tem. Não existe essa coisa de que há pessoas meio responsáveis. Quando as pessoas numa empresa começam a fazer vista grossa quanto ao que é sua responsabilidade, as coisas começam a desandar. É como estar fazendo um bolo. Se quem está batendo a massa o faz de qualquer maneira, não há bolo pra ninguém.

4. Falta de recursos para cumprir com o trabalho, incluindo o tempo;

Bem, digamos que o líder precisa ter certeza que há condições para que determinado trabalho seja realizado. Se o trabalho exigido demanda por recursos financeiros, é preciso disponibilizá-lo. Caso contrário, começará o jogo de empurra. Se não acontece aquele ditado: “casa onde falta o pão, todos brigam e ninguém tem razão.”

5. Falta de liderança eficaz e liderança compartilhada;

A liderança eficaz, muito bem documentada pelo falecido e mestre Peter Drucker, no seu livro “Gerente Eficaz”, é perfeito.

O líder quando não aplica e não executa seu conhecimento a favor de seus liderados e da corporação, gera grande desconforto na equipe.

6. Falta de normas que fomentem a criatividade e a excelência;

É preciso dar liberdade criativa às pessoas que trabalham ao seu lado. Algumas empresas de sucesso até mesmo incentivam o ócio criativo na empresa. É preciso que a empresa aplique o empowerment.

7. Falta de planejamento;

Planejar, essa é a palavra chave quando se pretende chegar a algum lugar. Ninguém faz uma viagem a um lugar desconhecido sem os devidos planejamentos. Quantas pessoas se perdem ao tentar chegar a um destino. Na grande maioria dos casos, não houve planejamento. Checagem das rotas, mapas, caminhos alternativos etc.

Para haver consecução e levar sua equipe ao sucesso, não deixe que o acaso tome conta de suas decisões. Planeje em como atingir os objetivos de sua equipe.

8. Falta de apoio da gerência;

O apoio dos líderes é decisivo para que os resultados apareçam. Os líderes podem apoiar sua equipe por simplesmente mostrar reconhecimento. Quando os líderes só assumem os acertos, com certeza há grande desmotivação.

9. Inabilidade para lidar com conflitos;

Posso garantir que esse quesito está no topo da lista. Infelizmente, muitos líderes ainda são promovidos não por meritocracia e sim por nepotismo ou amizade. Quando as coisas vão bem, tudo acaba bem, como diz o ditado. Mas, quando surgem conflitos, os da dianteira esbarram em seus egos e inabilidades para resolvê-los. O resultado é uma equipe que se transforma num barril de pólvora. Se pretende liderar visando resultados, precisará ser um hábil negociador.

10. Falta de Treinamento em habilidades de trabalho em equipe, em todos os níveis;

Trabalhei em algumas empresas, que era um verdadeiro samba do crioulo doido. Cada um trabalhava para si próprio, sem se importar com seus colegas. Tudo valia para se conseguir o que se desejava. O resultado era um eterno e frenético vai e vem dos gerentes apagando constantes incêndios. Se pretende que sua equipe alcance a excelência, trabalhe no sentido de que todos saibam qual o seu lugar e o que deve ser feito. O trabalho em equipe é um dos tripés do sucesso.

Essas razões foram as mais sensíveis na pesquisa dos envolvidos. O trabalho em equipe é uma ferramenta importante, porém é preciso muita habilidade do líder em conduzir.

Um grande abraço a todos,

Fernando Fernandes

Fonte: http://www.programacases.com.br

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. Segue para apreciação.

    Bene

    Marina em 12 de junho de 2013 - 10:39

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: