
Você tenta alcançar melhores resultados mas tudo o que você faz não está te trazendo novas vendas, novos clientes e nem investidores… Já pensou no que pode estar dando errado? Tem um ponto que muitos falham e esse ponto é o discurso (ou pitch).
Primeiro que um bom discurso tem que ser construído em torno de um propósito simples e direto. Por isso seria interessante se fazer 3 perguntas para construir isso:
- Quem é o seu público-alvo?
- Quais problemas esse potencial consumidor enfrenta?
- Como você pode ajudar ele com isso?
A consciência que todo empreendedor, vendedor, atendente ou quem mais for que fale diretamente com as pessoas, é que o discurso não é pra falar sobre você, sua marca ou empresa, e, sim pra falar sobre o seu público!
Você dizer que tem tantos funcionários, que ganhou tantos Top of Mind de nada adianta se não existir a solução que seu potencial cliente precisa.
Inclusive, já falamos sobre isso e demos dicas de como fazer uma apresentação de arrebentar, dá uma olhada lá!
Quando você cria um discurso em cima das perguntas que levantamos aqui nesse post, os resultados são interesse por parte de seus clientes que comprarão de você, aumento das vendas e por consequência crescimento na lucratividade.
Muitos falam sobre o discurso de elevador que é aquele que dura de 30 segundos até 2 minutos… e para esse também existem pontos importantes a se tratar.
O discurso de elevador deve ser como um teaser (termo que usamos na publicidade para peças que chamam a atenção e criam interesse). Ser um pouco enigmático é interessante para despertar a curiosidade.
Quando você vende algo, você conhece inteiramente sua ideia ou produto, mas quem está te ouvindo, não! Então, colocar de uma forma simples e carismática o que faz pode fazer a pessoa se interessar pelo que oferece. Pegar alguém pra pato e ficar falando e falando o que você faz, além de entediante pode ser uma arma contra você nas vendas. É como um ‘jogo de sedução’, onde você mantém um certo mistério pra não entregar o ouro de uma vez, sabe?
O interessante nesse discurso de elevador é ouvir sobre seu potencial cliente para que se houver uma oportunidade de uma apresentação completa, você possa ter captado informações ao seu favor. Então veja como construir o discurso de elevador e fazer o seu lead, investidor ou qualquer outra parte interessada te dizer: “Gostei. Fale mais sobre!”
Pra criar o discurso de elevador, responda essas 3 questões:
- Quem você é/ Qual sua empresa?
- O que você faz (o que sua empresa soluciona) / quais benefícios ele terá com isso?
- Porque o seu cliente potencial deveria se importar?
Não use muitos termos técnicos, seja o mais simples, objetivo e criativo possível. Depois dessas dicas em prática veja seu alvo pedir por mais informações. Aproveite e agende sua reunião no CRM pra não esquecer!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.