
Cada vez mais, ouvimos por todos os lugares, que as empresas se preocupam com seus clientes, que não querem perdê-los e querem conquistar novos. Fala-se no famoso “Foco no Cliente”. Porém, o que de fato significa para as empresas ter “Foco no Cliente”?
Tenho recebido muitas reclamações de clientes das mais diversas empresas e também já constatei pessoalmente em algumas empresas, que de fato a preocupação com o cliente se restringe ao momento em que ele está gastando seu suado dinheirinho nos estabelecimentos, usufruindo de algum serviço e/ou produto e assim sucessivamente, ou seja, enquanto os clientes estão trazendo receitas para as empresas, ele de fato, na maioria das vezes é bem atendido, mais quando surge algum tipo de problema, dúvidas e reclamações, estes clientes passam a ser vistos de forma diferente, sendo na grande maioria das vezes mal atendido e não tendo seu valor de cliente reconhecido, passam a ser problemas e não mais clientes.
Olhando por este lado, entendemos que “Foco no Cliente” não é isso, muito pelo contrário, demonstra falta de atenção ao cliente, pois fazer o chamado “feijão com arroz” é fácil e todos fazem, o difícil é resolver os problemas quando eles surgem, talvez por isso, tem aumentado cada vez mais as reclamações sobre atendimento e falta de soluções.
Entendo que “Foco no Cliente” é a atenção dada aos clientes em todos os momentos, independentemente do que acontecer neste caminho chamado relacionamento, pois o cliente, além de ser muito importante, ele é fundamental para a vida de uma empresa e das pessoas que ali trabalham.
Sendo assim, devemos atendê-los sempre com boa vontade, com sorriso no rosto, sem fugir de eventuais problemas, de forma rápida, clara e objetiva, sem fazer o cliente perder tempo, estes são diferenciais pouco vistos hoje em dia, mais que fazem a diferença e demonstram o verdadeiro “Foco no Cliente”.
Cliente que reclama, é o cliente que confiou na sua empresa e agora quer apenas que você resolva o que deu errado, de forma rápida e sem prejuízos para que ele possa continuar acreditando na sua empresa e fazendo novos negócios. O cliente que pede informação é o cliente que se interessou pela sua empresa e quer sanar possíveis dúvidas, mesmo que ele não venha a adquirir nada da sua empresa agora, um dia com certeza ele fará negócio com você, basta atendê-lo bem, de forma clara, rápida, objetiva e transparente.
Hoje as empresas conhecem muito do produto e/ou serviço, mais não conhecem cliente, não conhecem relacionamento, precisam aprender a gostar de pessoas no sentido amplo, entender sobre pessoas. Enfim, precisam aprender a fazer relacionamento, não somente a venda, pois cliente satisfeito volta e cliente insatisfeito troca de empresa.
Lembrem-se: Cuide dos seus clientes e dos seus colaboradores como se fossem uma jóia rara, pois um vai trazer as receitas e o outro vai administrar o aumento ou não destas receitas.
Um grande abraço a todos!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.