
Por: Bruno do Amaral
Tradicionalmente, dezembro é quando as operadoras promovem uma limpeza de base, desligando chips inativos. Por conta disso, o mercado brasileiro do serviço móvel pessoal (SMP) registrou uma queda de 1,76%, ou 4,381 milhões de desligamentos, no último mês do ano, totalizando 244,066 milhões de acessos, segundo dados divulgados pela Anatel nesta quinta-feira, 19. No ano inteiro, a redução foi de 5,33%, ou 13,727 milhões de acessos, especialmente pela queda na base 3G, que desligou mais números do que a 2G, indicando que, além da migração de tecnologia (para o LTE), o fim do efeito comunidade com a redução de tarifas off-net (VU-M) causou grande impacto.
O desligamento da base naturalmente afeta o segmento pré-pago: foram 5,286 milhões de desconexões no mês, uma redução de 3,11%, totalizando164,699 milhões de acessos (67,48% da base total brasileira). No ano, a redução foi de 10,75% (19,841 milhões de desligamentos). Já o pós-pago cresceu 904,9 mil acessos no mês (+1,15%) e 6,113 milhões no ano (+8,35%), totalizando 79,367 milhões, ou quase um terço (32,52%) do total do mercado. Em dezembro de 2015, era 28,42%, enquanto em 2014 esse percentual era de 24,15%.

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