
Empresas estão investindo cada dia mais em seus processos de contratação
Falamos e falamos na importância da experiência do cliente, que deve ser positiva, inesquecível e única se queremos sobreviver e nos manter no mercado. Mas e a experiência do “cliente interno”, que são nossos preciosos colaboradores e funcionários, que devem vestir a camisa da empresa e nos representar todos os dias? Não devemos também pensar na experiência deles?
Empresas investem cada dia mais em seus processos de contratação e em depois manter seus clientes internos felizes, bem treinados e prontos para representar a empresa da melhor forma possível, mas ainda falham muito. Muitas ainda não perceberam o quanto isso agrega na experiência do cliente, pois afinal de contas, se seu funcionário está feliz, tratará seus clientes bem também. Caso contrário, qual a motivação para representar sua marca? Mas esse processo começa com a contratação, uma fase crucial nesse longo processo.
Durante o CX Summit, Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, falou da importância de fazer a contratação certa, que é uma de suas maiores preocupações. Luiza diz estar sempre investigando como outras grandes empresas fazem suas contratações, como a Apple, Whole Foods por exemplo.
O Magazine Luiza tem grande foco em atendimento ao cliente, e trabalham para que todos os seus clientes saiam satisfeitos. Dão autonomia a gerentes e equipes para que eles mesmos criem campanhas que possam beneficiar suas lojas e público, criando assim também uma forte conexão emocional com os clientes. Luiza diz que acredita que o treinamento é crucial, mas escolher a pessoa com a atitude correta é muito mais valioso.
A Disney, por exemplo, usa um método muito parecido, o de contratar uma ‘atitude’ ao invés de só olhar o currículo. Se a empresa se depara com um candidato da Harvard, por exemplo, e outro sem formação superior, mas que tenha demonstrado uma atitude melhor em servir e representar a marca, com certeza irá contratar o segundo. Isso não quer dizer que a empresa não liga para currículo, claro que não é isso, mas tem em mente o poder de uma boa atitude e o quanto isso pode ajudar no encantamento de seus clientes.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.