
Todas as empresas que desejam manter seus negócios relevantes no mercado e conquistar um crescimento consistente devem fazer uma análise de comportamento do cliente.
O que é análise de comportamento do cliente?
A análise de comportamento do cliente é um estudo detalhado que permite acompanhar, categorizar e gerar insights sobre o que os clientes fazem, e porquê fazem. Nesta análise, métodos qualitativos e quantitativos são utilizados desde o mapeamento da jornada de compra do cliente até o levantamento do que influencia seu processo de decisão de compra.
Para isso, é necessário ter uma cultura data-driven forte, que priorize a coleta, a análise e a utilização de dados para entender o comportamento do consumidor, visto que esta é a única forma de se obter informações concretas sobre ele.
Uma análise de comportamento do consumidor completa é trabalhosa porque envolve diversas etapas e times multifuncionais em colaboração.
No entanto, quando feita de forma assertiva, gera vantagem competitiva e outros benefícios que citamos a seguir.
Por que a análise de comportamento do consumidor é importante para os negócios?
Os benefícios de uma análise de comportamento do cliente são quase inúmeros, principalmente quando se trata de um contexto altamente tecnológico e de consumidores cada vez mais exigentes. Veja quais são as vantagens que seu negócio pode conquistar este estudo:
personalizar a experiência do cliente;
aumentar a retenção de clientes;
desenvolver e melhorar produtos;
aumentar as taxas de conversão;
promover engajamento;
elevar o ROI.
Entenda mais detalhes de cada vantagens.
Personalizar a experiência do cliente
Personalizar é a regra do jogo, afinal, 80% dos consumidores preferem marcas que forneçam experiências personalizadas e 84% afirmam que ser tratado como uma pessoa única é fundamental para conquistar sua lealdade.
A análise de comportamento do cliente gera dados e insights suficientes para que sua empresa adapte suas abordagens para as necessidades e expectativas dos consumidores.
Isso inclui escolher os canais de atendimento certos, adotar um tom de voz semelhante e estar preparado para usar informações sobre o histórico dos clientes para recomendar produtos e serviços que sejam benéficos para eles.
Aumentar a retenção de clientes
Quando você compreende como seus clientes se comportam, é possível identificar as razões pelas quais eles permanecem na sua empresa, e os motivos que encontram para deixá-la.
Esses aspectos envolvem muitos fatores. Mapeá-los o ajudará a ajustar pontos de melhoria e consolidar seus pontos fortes para elevar a retenção de clientes.
Um exemplo comum de estratégia que pode ser construída a partir da análise de comportamento do cliente para retenção de clientes são estratégias de up selling e cross selling baseadas na recomendação de produtos e serviços compatíveis com o objetivo do cliente.
Desenvolver e melhorar produtos
Dentre os muitos insights que uma análise de comportamento do consumidor gera, o desenvolvimento e a melhoria de produtos e serviços é um dos mais importantes.
Isto é o que vai fazer com que o seu produto ou serviço permaneça cada vez mais importante para o cliente e conquiste mais espaço no mercado.
Para isso, é essencial que os times de atendimento ao cliente, vendas e produto trabalhem juntos e compartilhem dados para localizar os motivos de perda de negócio e as necessidades de potenciais clientes e clientes ativos, colhendo feedbacks qualitativos e quantitativos.
Aumentar as taxas de conversão
Quer saber o que leva seus clientes a buscarem seus produtos e, principalmente, entender por que eles escolhem a sua solução? Então, é fundamental saber uma análise de comportamento do cliente.
Este estudo contribui com informações sólidas sobre a jornada de compra do cliente. Desse modo, você poderá ajustar suas abordagens e seu funil de vendas para que conduzam seu cliente até a etapa de fechamento de forma certeira, o que elevará suas taxas de conversão.
Isso vale para as taxas de conversão de inbound marketing também.
Já está claro como o marketing pode influenciar no comportamento do consumidor, seja com gatilhos mentais que aceleram a compra, produção de conteúdo relevante ou com uma estratégia de nutrição de leads.
O marketing é o responsável por alinhar a solução às expectativas do cliente, e a base para desenvolver estratégias que correspondam a esse objetivo é a análise de comportamento do consumidor.
Promover engajamento
Segundo pesquisas, conquistar um cliente novo é de 5 a 25 vezes mais caro do que manter um cliente atual. E para fortalecer a retenção, é primordial que os clientes sejam engajados não apenas com o seu produto, mas principalmente com a sua empresa e com o seu propósito.
Isso porque os clientes querem se relacionar com empresas que estão alinhadas com o seus valores, e dispensam marcas que se mantêm neutras.
Você deve ter percebido que existem fatores sociais que influenciam o comportamento do consumidor. Nos últimos anos, foram inúmeros os casos de boicote a grandes marcas que tiveram suas vendas afetadas por esses aspectos.
A análise de comportamento do cliente também gera insights como este. Por meio dela, é possível identificar os valores pessoais dos seus clientes e posicionar sua empresa para que seus clientes acreditem nos seus produtos e no que sua marca tem a dizer.
Elevar o ROI
Quando todas as suas estratégias são direcionadas para os “alvos” certos, possuem mais chances de serem lucrativas. Com isso, o ROI dos esforços dispensados para viabilizá-las são ainda maiores, e existem estudos que comprovam isso.
De acordo com um estudo da McKinsey, as empresas que utilizam a análise de comportamento do cliente amplamente afirmam ter um ROI até 115% mais alto e 93% mais lucros em comparação às empresas que não utilizam.
Como CRM pode ajudar a entender o comportamento do consumidor?
Um sistema de CRM permitirá que você acompanhe detalhadamente o comportamento dos clientes durante o seu processo comercial, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Esta ferramenta permite a centralização de dados dos clientes e do histórico das interações, promovendo muitos insights por meio de relatórios e gráficos gerados em tempo real, que facilitam a identificação de necessidades e das percepções que o cliente possui sobre sua empresa.
E engana-se quem pensa que o CRM é útil apenas para o time de vendas!
As informações que concebidas no sistema de CRM direcionam as campanhas de marketing com dados e auxiliam o atendimento ao cliente com históricos completos sobre o cliente.
Portanto, se você nunca fez uma análise de comportamento do cliente, é muito importante começar com um CRM para coletar, organizar e analisar os dados dos seus compradores.
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