
Há como atrair clientes para prestação de serviços de várias formas, utilizando estratégias off e online. Afinal, não dá para ficar sentado esperando que eles entrem em contato com a empresa, certo? É necessário conhecer as técnicas mais eficazes de captação de clientes e como aplicá-las corretamente no seu modelo de negócio.
Quais são os canais de aquisição de clientes mais usados?
Antes de falarmos sobre as melhores técnicas e estratégias de captação de leads, precisamos esclarecer quais são os meios possíveis de colocá-las em prática.
Existem duas categorias de canais de aquisição, os diretos e os indiretos, que englobam meios off e online. Quando eles são bem escolhidos pela equipe comercial e a de marketing, são capazes de atrair potenciais clientes e iniciar um relacionamento mais estreito.
Canais de aquisição direta: meios que falam diretamente com as personas do negócio e permitem maior interação.
Canais de aquisição indireta: são meios que têm a capacidade de impactar e atingir um maior número de pessoas.
Os canais de aquisição direta são considerados os mais tradicionais e muito usados por vendedores e profissionais de marketing para enviar mensagens personalizadas ao potencial cliente. Alguns exemplos são e-mail, aplicativos de mensagem (WhatsApp e Telegram), telefone, site e atendimento presencial em loja física.
Já os canais de aquisição indireta são usados para executar ações estratégias com a finalidade de desenvolver uma relação mais próxima com o lead, atendendo às suas necessidades e expectativas ao longo do tempo.
Entre os mais usados, podemos citar newsletter, redes sociais, blog e parcerias com influenciadores digitais.
Como atrair clientes para prestação de serviços?
Há variadas estratégias e técnicas para aprender como atrair clientes para prestação de serviços. Veja o passo a passo completo com dicas infalíveis para aplicar agora mesmo!
1. Defina a sua persona
A atração de clientes só é eficiente quando capta leads qualificados, ou seja, aqueles que realmente são considerados clientes em potencial.
Para encontrar o perfil do cliente ideal é necessário descobrir quem é a sua persona. Entenda quais são as empresas e os setores de atuação que precisam dos seus serviços.
Dessa forma, limita-se o público que vai receber as campanhas e as ações de atração e as tornam mais eficientes.
2. Conheça profundamente o seu público
Após descobrir quem são as personas no negócio, estude profundamente sobre elas. Seus hábitos, seu comportamento de compra, suas características pessoais e profissionais etc.
Além disso, entenda quais são suas principais dores e necessidades e em como as suas soluções resolvem tudo isso.
Para entender o perfil do cliente você pode utilizar toda a inteligência do sistema de CRM, que armazena todos os dados sobre ele, permitindo uma análise mais profunda e em tempo real. Além dessa vantagem, pode-se identificar tendências de consumo por meio de hábitos de compra e interações realizadas pelo público.
3. Avalie os concorrentes
Uma estratégia bastante utilizada é a análise da concorrência para entender o que eles estão fazendo, seus diferenciais e quais oportunidades não estão sendo atendidas pelo mercado.
Mais um benefício de avaliar a concorrência é conseguir definir o diferencial competitivo do seu negócio e dos serviços prestados.
4. Encontre parceiros
Há como atrair clientes para prestação de serviços com parcerias estratégicas. Esses parceiros podem ter várias finalidades, como realizar eventos, divulgar conteúdos em blogs e redes sociais ou até realmente vender as suas soluções em troca de uma participação nos lucros.
Assim como existe o marketplace para vender produtos de outras empresas, há plataformas que reúnem serviços prestados por companhias diversas.
5. Peça indicações para clientes antigos e atuais
O networking é vital para o sucesso de qualquer negócio, principalmente quando falamos sobre indicações confiáveis de serviços prestados.
Por isso, tire um tempo e entre em contato com clientes atuais e antigos que tenham um bom relacionamento com a marca e peça para eles indicarem possíveis novos clientes.
6. Use o inbound marketing
A inbound marketing é o conjunto de estratégias de atração de clientes feita de forma passiva. Ou seja, ele executa diversas ações e espera os leads interagirem com algum canal de venda ou atendimento da empresa.
Isso pode ser feito com o marketing de conteúdo, por exemplo, que compartilha artigos relevantes para o público em blogs ou disponibiliza e-books gratuitos para receber em troca informações e cadastros de leads, enviados por formulários.
Pode-se também investir nas redes sociais, principalmente no Linkedin, que é uma ótima plataforma de trocas profissionais. Com certeza a sua persona estará lá.
7. Faça anúncios online
Com todas as características da persona em mãos, é possível criar anúncios pagos pela internet que são altamente segmentados e atingem os mais variados nichos de mercado.
Analise seu orçamento e escolha onde anunciar, como o Google, o Facebook, o Instagram, o Youtube e o Linkedin.
Como usar a tecnologia para atrair os clientes certos?
A tecnologia é o ponto-chave que ajuda a tornar as suas estratégias de atração de clientes mais bem-sucedidas.
Isso porque ela utiliza sistemas avançados para coletarem, integrarem e analisarem dados, gerando insights poderosos para a tomada de decisão e a criação de um planejamento estratégico eficiente.
O software de CRM é perfeito para realizar uma gestão de relacionamento com o cliente de alta performance. Ele permite a criação e gerenciamento de funis de venda, oferece visualização completa do pipeline dos vendedores, reúne em só local todas as informações do cliente e gera relatórios com métricas e KPIs essenciais para aumentar as vendas.
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