
Uma coisa é seu time do coração entrar em campo e “ouvir” aquele silêncio gelado da torcida. Mas outra, completamente diferente, é ser ovacionado com um grito de guerra explodindo nas arquibancadas.
E com seu time de vendas é a mesma coisa!
E o grito de guerra de sua equipe de vendas, qual é?
Sua equipe não tem um grito de guerra motivacional de vendas?
Nesse caso, este post foi feito sob medida para você. Descubra como criar um grito de guerra para vendas de forma prática e objetiva. Assim, ao final desta leitura, você estará preparado para criar em sua empresa as frases de grito de guerra para vendas que necessita.
Como criar um grito de guerra para vendas com 3 perguntas
Para ajudar você a pensar em frases de grito de guerra para vendas, fomos atrás de dicas na internet e encontramos uma receita de como criar um grito de guerra de vendas, divulgada pelo palestrante Daniel Müller.
Segundo essa fórmula, o grito de guerra de vendas deve traduzir o DNA do negócio e as metas da equipe.
Para conseguir isso é necessário fazer 3 perguntas. Suas respostas devem ser curtas e objetivas, porque serão as frases de grito de guerra para vendas que você vai usar.
As 3 perguntas para criar grito de guerra de esquipe de vendas são as seguintes:
Quem nos somos?
O que queremos?
Como estamos?
1. Quem nos somos?
Essa é uma das perguntas mais importantes da fórmula, mas deve ser respondida com cuidado e, principalmente, criatividade.
O objetivo aqui não é chegar a respostas como “o deparamento comercial da empresa X”, ou “a equipe de vendas da Região Sudeste”.
O ideal para se chegar a um bom grito de guerra de equipe de vendas é inventar nomes para a equipe.
Por exemplo:
Os incríveis batedores de metas
The Closers
Gladiadores de vendas
Invencíveis
Tropa de Elite
2. O que queremos?
Sem objetivos claros não há como liderar uma equipe, por isso, incluir a resposta a essa pergunta em seu grito de guerra da equipe de vendas faz todo sentido.
Além disso, podem-se criar variações dessa frase em momentos especiais, campanhas de vendas ou outras ações comerciais.
Assim, a resposta genérica para essa pergunta podem ser frases do tipo:
Vender sempre mais
Atingir nossos objetivos
Supera-se a cada dia
Ser campões de vendas
Mas, no caso de um objetivo específico ser dado a equipe, essa resposta pode mudar temporariamente.
Por exemplo, digamos que o planejamento estratégico da empresa definiu como meta ganhar marketshare e até mesmo se tornar líder do seguimento.
A frase poderia ser mudada para:
O que queremos? Ser a número 1 do mercado
Ou, no caso de uma campanha de lançamento de novos produtos:
O que queremos? Encher prateleiras com nossos laçamentos
3. Como estamos?
O objetivo dessa pergunta ao se criar um grito de guerra para equipe de vendas é avaliar sua motivação naquele momento. E o segredo aqui é o pensamento positivo e otimismo.
Por isso, nada de frase como “nos preparando” ou “retomando o fôlego”.
O certo é usar um grito de guera motivacional de vendas neste estilo:
Como estamos? Cada vez melhor!
Como estamos? Sempre querendo mais
Como estamos? Com fome de vencer
Como estamos? Vencendo sempre!
Assim, na hora de entoar seu grito de guerra, o líder ou algum integrante mais empolgado da equipe deve gritar as perguntas nessa ordem. Depois de fazer a primeira pergunta, aguarda a resposta da equipe e parte para seguinte.
O efeito deve ser semelhante a este:
Quem nos somos? – Os incríveis batedores de metas!
O que queremos? – Ser a número 1 do mercado!
Como estamos? – Cada vez melhor!
Desenvolva um concurso para criação das frases de grito de guerra para vendas!
Envolver toda a equipe no processo de criação do grito de guerra é muito engajador, por isso, fazer um concurso é uma excelente ideia.
Você pode passar essa fórmula das 3 perguntas ou, se preferir, deixar a formulação do grito livre. Assim, os vendedores serão mais criativos.
Porém, pode ser que os resultados fujam do controle, sem delimitar regras claras. Portanto, se preferir um “tema livre” para o grito de guerra, defina normas, como o número máximo de palavras, por exemplo.
Use uma plataforma digital, como o Google Forms ou o SurveyMonkey, assim, o engajamento será bem maior e a apuração dos resultados bem mais fácil.
Aliás, depois de selecionar 5 finalistas com ajuda de uma pequeno juri pré-escolhido, você pode fazer uma enquete, usando essas mesmas ferramentas, e pedir para a equipe dar a palavra final sobre seu grito de guerra.
E aí, pronto para iniciar esse concurso? Depois de definir seu grito de guerra, não deixe de compartilhar com a gente os resultados!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.
Adorei as dicas