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08 de novembro de 2023 - 17:00

Como utilizar a gamificação em treinamentos e torná-los mais eficientes-televendas-cobranca-2

O que é e por que apostar na gamificação?

O termo gamificação surgiu da palavra inglesa gamification, que se refere às práticas que utilizam elementos e estratégias similares aos jogos em atividades que não tem como objetivo apenas a diversão.

Para isso, mecanismos como design, avatar, rankings, pontuações, prêmios, missões e recompensas são usados para adicionar características de games e tornar tarefas mais divertidas, envolventes e dinâmicas.

A gamificação pode ser aplicada em:

processos internos e objetivos de uma empresa;

aulas online;

tarefas do dia a dia.

Essa metodologia tem se tornado um sucesso porque não há uma pessoa que não esteja familiarizada com jogos. Quem nunca ficou obcecado por um determinado jogo e ansioso para avançar nas próximas fases?

Transformar uma tarefa ou um processo em uma espécie de game é eficiente porque os jogos tomam (quase totalmente) a nossa atenção, nos gera auto-competição e nos motiva a seguir subindo de nível e conquistando novas missões a todo tempo.

No ambiente corporativo, a gamificação tem sido amplamente utilizada, desde as estratégias de vendas até a gestão de pessoas. Comentamos, a seguir, por que apostar na gamificação é tão interessante para as empresas.

Quais as vantagens da gamificação?

A gamificação promove diversos benefícios para as empresas. Duas das palavras mais utilizadas para contextualizar essa metodologia são: motivação e engajamento.

Estes dois aspectos são determinantes para o sucesso de uma empresa, afinal, colaboradores motivados se propõem a produzir mais, e melhor.

Como resultado, a gamificação:

Desenvolve novas habilidades e competências dos colaboradores;

Facilita a adesão à tecnologia;

Proporciona reconhecimento e feedbacks mais frequentes;

Melhora o processo de aprendizagem;

Torna o clima organizacional mais leve;

Gera análises ricas sobre o desempenho dos participantes;

Simplifica o processo de recrutamento e seleção;

Promove a melhoria contínua;

Alinha mais precisamente os objetivos e metas da empresa entre o time;

Eleva a satisfação dos funcionários através de uma experiência divertida e desafiadora;

Transmite valores da empresa;

Reforça a cultura organizacional.

Como funciona a gamificação em treinamentos corporativos?

A gamificação em um treinamento corporativo tem como propósito motivar, definir objetivos claros e estabelecer sistemas de recompensas para ajudar os participantes a absorverem os aprendizados de forma rápida, descontraída e cativante.

Além disso, com a gamificação em treinamento, o que poderia ser, à primeira vista, entediante e burocrático para os colaboradores, se torna altamente atrativo, interativo e divertido, facilitando a adesão e o comprometimento aos treinamentos.

A partir de um método inovador, a gamificação em treinamento quebra barreiras, moderniza as atividades e desenvolve colaboradores mais qualificados e prontos para entregarem os melhores resultados para a empresa.

Como gamificar treinamentos corporativos?

Até aqui, você já entendeu o que é e quais as vantagens de utilizar a gamificação em treinamentos. Agora, entenda como gamificar treinamentos:

Defina o objetivo do treinamento;

Conheça seu público-alvo;

Utilize storytelling;

Estabeleça regras;

Escolha uma recompensa atrativa;

Ofereça bônus por desempenho

Atenção aos resultados.

1. Defina o objetivo do treinamento

Antes de qualquer coisa, é necessário ter clareza sobre o objetivo do treinamento e quais resultados devem ser atingidos, para que então, a gamificação seja aplicada.

Isso porque a gamificação deve estar focada nos desafios e nos obstáculos. Somente assim poderá performar de forma assertiva, entregando o engajamento que a equipe precisa para seguir com o treinamento.

2. Conheça seu público-alvo

Esta também é uma etapa essencial na implementação de gamificação em treinamento corporativo.

Reflita: o time de vendedores e o time de desenvolvedores de software, por exemplo, possuem níveis de familiaridade diferentes em relação à tecnologia e, portanto, demonstram preferências para jogos distintos.

Um dos principais elementos da gamificação em treinamento é a participação voluntária dos membros da equipe. Por isso, entender a predileção deve ser um passo vital para incentivar ainda mais a adesão ao treinamento.

3. Utilize storytelling

Uma história bem desenvolvida pode elevar ainda mais o engajamento dos participantes.

O storytelling é uma das técnicas utilizadas em jogos famosos, como The Last of Us e The Walking Dead, que propõe uma narrativa mais aprofundada e com grande potencial para deixar os jogadores realmente fanáticos para continuar o jogo.

Por essa razão, elabore um contexto bem construído para dar mais propósito ao jogo criado. Um dos instrumentos mais conhecidos utilizados para esse fim é o modelo narrativo “Jornada do Herói”.

4. Estabeleça regras

Todo jogo possui regras, e todos os jogadores correm o risco de sofrerem algum tipo de consequência por infrações cometidas.

Para melhor alinhamento e certeza de que o treinamento está seguindo seu objetivo, é necessário que os idealizadores da gamificação em treinamento criem punições ou eliminações para ações que violam o bom andamento do jogo.

5. Escolha uma recompensa atrativa

Qual é a recompensa que fará com que os participantes estejam determinados para chegar ao objetivo final?

Lembre-se que tudo no universo da gamificação é voltado para o engajamento e a motivação, sendo assim, é crucial escolher uma recompensa que eleve o desejo de conquista, realização e status.

6. Oferece bônus pelo bom desempenho

Se os jogos não apresentassem vários níveis diferentes de missões, certamente não teriam altos níveis de engajamento. Tal porque os reconhecimentos frequentes nos mantêm motivados e despertam a sensação de que estamos subindo gradualmente um degrau por vez.

Disponha pequenos prêmios, medalhas, troféus ou categorias especiais como pro player para motivar os participantes a seguirem no jogo e serem mais produtivos.

7. Atenção aos resultados

A gamificação em treinamento será feita em vão caso os indicadores e métricas não sejam acompanhados.

A partir do objetivo definido, você saberá exatamente quais indicadores devem mensurar para acompanhar e analisar o desempenho do time, tanto dentro dos jogos, quanto fora.

Assim, você terá maior visibilidade sobre a eficiência da gamificação desenvolvida e poderá identificar mais facilmente a possibilidade de incluí-la em mais áreas e processos da empresa.

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