
O que é e por que apostar na gamificação?
O termo gamificação surgiu da palavra inglesa gamification, que se refere às práticas que utilizam elementos e estratégias similares aos jogos em atividades que não tem como objetivo apenas a diversão.
Para isso, mecanismos como design, avatar, rankings, pontuações, prêmios, missões e recompensas são usados para adicionar características de games e tornar tarefas mais divertidas, envolventes e dinâmicas.
A gamificação pode ser aplicada em:
processos internos e objetivos de uma empresa;
aulas online;
tarefas do dia a dia.
Essa metodologia tem se tornado um sucesso porque não há uma pessoa que não esteja familiarizada com jogos. Quem nunca ficou obcecado por um determinado jogo e ansioso para avançar nas próximas fases?
Transformar uma tarefa ou um processo em uma espécie de game é eficiente porque os jogos tomam (quase totalmente) a nossa atenção, nos gera auto-competição e nos motiva a seguir subindo de nível e conquistando novas missões a todo tempo.
No ambiente corporativo, a gamificação tem sido amplamente utilizada, desde as estratégias de vendas até a gestão de pessoas. Comentamos, a seguir, por que apostar na gamificação é tão interessante para as empresas.
Quais as vantagens da gamificação?
A gamificação promove diversos benefícios para as empresas. Duas das palavras mais utilizadas para contextualizar essa metodologia são: motivação e engajamento.
Estes dois aspectos são determinantes para o sucesso de uma empresa, afinal, colaboradores motivados se propõem a produzir mais, e melhor.
Como resultado, a gamificação:
Desenvolve novas habilidades e competências dos colaboradores;
Facilita a adesão à tecnologia;
Proporciona reconhecimento e feedbacks mais frequentes;
Melhora o processo de aprendizagem;
Torna o clima organizacional mais leve;
Gera análises ricas sobre o desempenho dos participantes;
Simplifica o processo de recrutamento e seleção;
Promove a melhoria contínua;
Alinha mais precisamente os objetivos e metas da empresa entre o time;
Eleva a satisfação dos funcionários através de uma experiência divertida e desafiadora;
Transmite valores da empresa;
Reforça a cultura organizacional.
Como funciona a gamificação em treinamentos corporativos?
A gamificação em um treinamento corporativo tem como propósito motivar, definir objetivos claros e estabelecer sistemas de recompensas para ajudar os participantes a absorverem os aprendizados de forma rápida, descontraída e cativante.
Além disso, com a gamificação em treinamento, o que poderia ser, à primeira vista, entediante e burocrático para os colaboradores, se torna altamente atrativo, interativo e divertido, facilitando a adesão e o comprometimento aos treinamentos.
A partir de um método inovador, a gamificação em treinamento quebra barreiras, moderniza as atividades e desenvolve colaboradores mais qualificados e prontos para entregarem os melhores resultados para a empresa.
Como gamificar treinamentos corporativos?
Até aqui, você já entendeu o que é e quais as vantagens de utilizar a gamificação em treinamentos. Agora, entenda como gamificar treinamentos:
Defina o objetivo do treinamento;
Conheça seu público-alvo;
Utilize storytelling;
Estabeleça regras;
Escolha uma recompensa atrativa;
Ofereça bônus por desempenho
Atenção aos resultados.
1. Defina o objetivo do treinamento
Antes de qualquer coisa, é necessário ter clareza sobre o objetivo do treinamento e quais resultados devem ser atingidos, para que então, a gamificação seja aplicada.
Isso porque a gamificação deve estar focada nos desafios e nos obstáculos. Somente assim poderá performar de forma assertiva, entregando o engajamento que a equipe precisa para seguir com o treinamento.
2. Conheça seu público-alvo
Esta também é uma etapa essencial na implementação de gamificação em treinamento corporativo.
Reflita: o time de vendedores e o time de desenvolvedores de software, por exemplo, possuem níveis de familiaridade diferentes em relação à tecnologia e, portanto, demonstram preferências para jogos distintos.
Um dos principais elementos da gamificação em treinamento é a participação voluntária dos membros da equipe. Por isso, entender a predileção deve ser um passo vital para incentivar ainda mais a adesão ao treinamento.
3. Utilize storytelling
Uma história bem desenvolvida pode elevar ainda mais o engajamento dos participantes.
O storytelling é uma das técnicas utilizadas em jogos famosos, como The Last of Us e The Walking Dead, que propõe uma narrativa mais aprofundada e com grande potencial para deixar os jogadores realmente fanáticos para continuar o jogo.
Por essa razão, elabore um contexto bem construído para dar mais propósito ao jogo criado. Um dos instrumentos mais conhecidos utilizados para esse fim é o modelo narrativo “Jornada do Herói”.
4. Estabeleça regras
Todo jogo possui regras, e todos os jogadores correm o risco de sofrerem algum tipo de consequência por infrações cometidas.
Para melhor alinhamento e certeza de que o treinamento está seguindo seu objetivo, é necessário que os idealizadores da gamificação em treinamento criem punições ou eliminações para ações que violam o bom andamento do jogo.
5. Escolha uma recompensa atrativa
Qual é a recompensa que fará com que os participantes estejam determinados para chegar ao objetivo final?
Lembre-se que tudo no universo da gamificação é voltado para o engajamento e a motivação, sendo assim, é crucial escolher uma recompensa que eleve o desejo de conquista, realização e status.
6. Oferece bônus pelo bom desempenho
Se os jogos não apresentassem vários níveis diferentes de missões, certamente não teriam altos níveis de engajamento. Tal porque os reconhecimentos frequentes nos mantêm motivados e despertam a sensação de que estamos subindo gradualmente um degrau por vez.
Disponha pequenos prêmios, medalhas, troféus ou categorias especiais como pro player para motivar os participantes a seguirem no jogo e serem mais produtivos.
7. Atenção aos resultados
A gamificação em treinamento será feita em vão caso os indicadores e métricas não sejam acompanhados.
A partir do objetivo definido, você saberá exatamente quais indicadores devem mensurar para acompanhar e analisar o desempenho do time, tanto dentro dos jogos, quanto fora.
Assim, você terá maior visibilidade sobre a eficiência da gamificação desenvolvida e poderá identificar mais facilmente a possibilidade de incluí-la em mais áreas e processos da empresa.
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