
A área de Customer Success Operations ainda não é de amplo conhecimento das empresas, pelo menos aqui no Brasil. Você já ouviu falar?
O CS Ops surge da necessidade de operacionalizar as estratégias voltadas ao sucesso do cliente quando estas passam a ganhar significativa escalabilidade.
A necessidade de uma análise de dados e de processos mais criteriosa e em grande escala faz do CS Ops algo indispensável para a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria, levando a uma maior eficiência das operações.
Para que você entender melhor sobre essa temática, elaboramos este conteúdo que vai explicar:
O que é Customer Success Operations?
Quando é necessário implementar a área de CS Ops?
Como o Customer Operations pode ajudar a área de sucesso do cliente?
Como identificar bons profissionais para o time de CS Ops?
CS Ops: o que é Customer Success Operations?
A área de Customer Operations é, basicamente, a responsável pela execução das estratégias direcionadas à garantia do sucesso do cliente.
O CS Ops faz a análise de dados dos clientes e dos processos de Customer Success a fim de identificar falhas, controlar os riscos e encontrar soluções para otimizar os resultados das estratégias.
Quando é necessário implementar a área de CS Ops?
O momento mais indicado para implementação de um CS Ops é quando o setor de Customer Success já está bem desenvolvido e passa a ganhar escalabilidade.
Quando o time de CS passa a acumular muitas funções, o “peso” das operações passa a ser transferido para os profissionais de CS Ops. Este, então, passa a ficar dedicado à implementação e atualização de processos e à gestão de dados e informações dos clientes.
Como o CS Ops pode ajudar a área de sucesso do cliente?
Uma equipe de Customer Success Operations pode favorecer a área de sucesso do cliente de maneira significativa.
Confira 3 excelentes motivos para implementar o CS Ops na sua empresa.
1. Foco na inteligência de dados
Com um time de Customer Success Operations, é possível se dedicar melhor à inteligência de dados, especialmente quando a área de sucesso do cliente começa a escalar.
A partir da instauração do CS Ops, consegue-se aproveitar melhor o potencial dos dados e utilizá-los para aprimorar as estratégias de CS e obter insights valiosos.
2. Fluxos de trabalho mais eficientes
Ao implementar uma área Customer Success Operations, aumenta-se a eficiência dos fluxos de trabalho em CS.
Os profissionais de CS Ops estarão dedicados a identificar problemas e redundâncias e apontar oportunidades de melhoria dos processos.
3. Construção de relacionamentos mais sólidos e duradouros com os clientes
A partir de uma equipe dedicada às operações de Customer Success, consegue-se promover análises mais completas sobre as necessidades, expectativas e comportamento dos clientes.
Assim, fica mais fácil promover experiências marcantes e positivas e construir relacionamentos mais duradouros com os clientes.
Como identificar bons profissionais para a área de CS Ops?
Se você tem interesse em montar um time de CS Ops, é importante se atentar a algumas características dos profissionais que vão compor a equipe. São elas:
Experiência em funções analíticas e com foco no cliente;
Habilidade para analisar dados e criar relatórios;
Identificar padrões;
Estabelecer prioridades;
Lidar com problemas de média e alta complexidade;
Identificar soluções práticas e ágeis;
Praticar a escuta ativa;
Capacidade de esquematizar processos escaláveis;
Criatividade;
Proatividade;
Facilidade para se expressar com clareza e traduzir os dados analisados.
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