
A partir desta semana, a Sabesp contará com uma URA cognitiva para atender seus clientes. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a IBM e visa ampliar o leque de canais digitais que a companhia já utiliza atualmente, como o WhatsApp, agência virtual e o aplicativo. O processo de digitalização vem ocorrendo desde o início da privatização da Sabesp, deflagrada no final de 2024, e vem gerando frutos financeiros: para cada R$ 1 investido em transformaçñao digital, o retorno é de R$ 100, afirmou Everaldo Costa, diretor de transformação digital da companhia.
Os canais digitais são aliados para receber valores em atraso. Ao menos 91% dos pagamentos realizados online são de faturas que não foram pagas na data de vencimento, sendo 51% de clientes que estão em atraso há mais de 30 dias. “Diante disso, tivemos uma redução de custos significativa, pois não se faz necessário o corte da água, nem religá-la. Sem contar que a satisfação do cliente aumenta”, destacou Costa, que diz que o aplicativo da Sabesp teve um salto na avaliação de 1,8 para 4,7.
Sabesp aposta em mais crescimento do Pix
Entre pagamentos em dia e atrasados, feitos nas plataformas digitais, 92% desse fluxo é feito pelo Pix. Apesar de significativa, o diretor da companhia acredita que há ainda uma parcela de clientes que precisa ser educada para perder o receio de usar a ferramenta. Ele afirmou durante o MobiMeeting Finance+ID 2025 que a Sabesp está desenhando jornadas para aumentar o engajamento, além de estar trabalhando em um projeto para migrar usuários adeptos ao débito automático para o Pix automático, em uma solução desenhada em parceria com Bemobi e Itaú.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.