
O que é NPS?
NPS, sigla de Net Promoter Score, é um método de pesquisa de satisfação dos clientes para avaliar seu grau de fidelidade com a empresa. Ele consiste em uma pergunta objetiva, com respostas em escalas de 1 a 10, identificando-os como:
detratores: notas de 0 a 6
neutros: notas 7 e 8
promotores: notas 9 ou 10
Essa metodologia foi criada em 2003 em uma publicação da Universidade Harvard.
Para que serve o NPS?
O Net Promoter Score serve para mensurar o nível de satisfação do cliente com algum serviço ou produto da empresa, podendo incluir atendimento ao cliente, suporte técnico, televendas, chat no site etc. Isto é: a pesquisa é aplicada depois da conclusão de algum processo entre empresa-cliente.
O autor do artigo e criador do NPS, o executivo Frederick F. Reichheld, relacionou diversas perguntas e respostas que mais contribuem para o crescimento corporativo.
Ele descobriu que a pergunta sobre o quanto o cliente indicaria a empresa e/ou suas soluções para amigos e familiares, com resposta em escala numérica, capta rapidamente o sentimento dele pela marca.
Quais os benefícios de usar o NPS?
O NPS é uma das metodologias mais eficazes para avaliar o grau de satisfação do cliente com uma companhia. Isso porque ele é rápido e simples de responder; é adaptável a qualquer setor, processo e empresa; e, ainda, há a facilidade de analisar os resultados e propor melhorias de forma ágil e assertiva.
Além disso, o Net Promoter Score sofre menos risco de manipulação por ser apenas uma pergunta simples e objetiva, sem influenciar as respostas do cliente, e pode ser comparado com o indicador NPS de outras empresas para entender sua atuação no mercado.
Como calcular o NPS?
Para calcular os resultados da pesquisa NPS, é necessário pegar o número total de respostas e identificar a porcentagem de clientes promotores e detratores da marca, eliminando os neutros. Depois, é preciso subtrair a quantidade de detratores da quantidade de promotores. O resultado varia entre -100 e 100.
Fórmula de cálculo do NPS:
NPS: % dos clientes promotores – % dos clientes detratores
Veja um exemplo de como calcular o NPS na prática: se sua pesquisa recebeu 10 respostas, sendo que 7 foram de promotores, 2 de detratores e 1 passivo (neutro).
% dos clientes promotores: 70% ou 0,7
% dos clientes detratores: 20% ou 0,2
cálculo do NPS: 0,7 – 0,2 = 0,5
nota NPS: 50
Como analisar o resultado do cálculo do NPS?
Conforme as respostas dadas, os clientes são divididos em: promotores, com notas 9 ou 10; neutros, com notas 7 ou 8; e detratores, com notas de 0 a 6. Os promotores são clientes leais. Os neutros podem até estar satisfeitos, mas não engajam com a empresa. Os detratores estão insatisfeitos.
Uma dica valiosa é nunca deixar de lado os clientes promotores achando que não precisam de atenção já que são fiéis ao negócio. Ressaltamos o principal motivo: de acordo com uma pesquisa da McKinsey, 20 a 50% da receita de uma empresa é proveniente de indicação de clientes satisfeitos.
E o que fazer com clientes neutros e detratores?
É hora de estreitar os laços com eles! Os neutros estão mais perto da fidelização e, por isso, devem ser bem-trabalhados pela marca. Peça para o vendedor fazer follow up periodicamente, mostrando-se disponível a ajudá-los e, ainda, envie conteúdos que reforcem a qualidade da marca e sua autoridade no mercado.
Um ponto bastante essencial é realizar outras pesquisas com esses clientes para entender suas críticas e os problemas que tiveram com a empresa.
Além de investir em um melhor relacionamento, o feedback contribui para o gestor realizar melhorias assertivas, que impactam diretamente o cliente.
Como fazer uma pesquisa NPS?
Escolha uma pergunta para ser enviada ao final de cada ponto de contato com o cliente; verifique regularmente os resultados para propor melhorias de modo ágil; ouça os feedbacks e veja o que pode ser mudado a curto, médio e longo prazo.
A seguir, veja alguns exemplos de perguntas para pesquisa NPS.
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa X a um amigo ou familiar?”
“De 1 a 10, qual nota você dá ao nosso atendimento ao cliente?”
“De 1 a 10, quais as chances de continuar comprando nossos produtos/serviços?”
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto nosso suporte técnico ajudou a resolver seu problema?”
Não se esqueça de calcular regularmente esse indicador e segmentar seus resultados para entender melhor a situação atual da empresa. Para isso, a dica é utilizar outras métricas e indicadores para encontrar respostas mais aprofundadas sobre pontos de insatisfação do cliente.
Como? Por meio de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, o CRM. Ele integra diversos dados valiosos sobre cada cliente, permitindo uma visão total do negócio em tempo real. Com ele, é ainda mais rápido e fácil calcular os indicadores de venda.
Ao saber o que é NPS, deve ter percebido que é um indicador que mostra a satisfação do cliente, porém, é necessário descobrir onde está o problema das suas insatisfações.
E isso só é possível ao relacionar com taxa de recompra, tempo de contato, taxa de churn e lifetime value, entre outras métricas.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.