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Saiba como o sms marketing pode fidelizar o cliente

por: Afonso Bazolli
fonte: Meu Crediário
19 de agosto de 2025 - 17:02

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Você sabe o que é SMS Marketing? Neste post, vamos explicar o que é essa ferramenta e apresentar algumas dicas de como ela pode ajudar a sua empresa a fidelizar clientes.

SMS Marketing é como chamamos a utilização de mensagens curtas enviadas para os celulares dos clientes e potenciais clientes (SMS ou Short Message Service). Trata-se de uma importante ferramenta de relacionamento, visto que as mensagens – que podem ser propagandas, lembretes etc. – chegam às mãos dos receptores.

Para ter uma ideia da importância desta prática, basta pensar na quantidade de telefones celulares em operação hoje no país: de acordo com um levantamento divulgado em março deste ano pela Agência Nacional de Telecomunicações, são mais de 273,5 milhões de aparelhos.

Cuidados no uso do SMS Marketing

É importante dizer que SMS Marketing não pode ser utilizado puramente para propaganda, sob o risco de ser considerado um Spam. Dessa forma, ele deve ser utilizado apenas para uma base de clientes ou prospects cadastrados – é importante que o receptor tenha aceitado receber mensagens da sua empresa anteriormente.

Veja alguns exemplos de como utilizar o SMS para fidelizar clientes:

Promoções e campanhas de vendas

Busque informar seus clientes sobre ofertas exclusivas, de uma maneira cordial, sem parecer agressivo. Segmente os perfis de clientes, de acordo com seu histórico de compras ou interesses, para não acabar enviando mensagens que não façam sentido. Lembre-se que você está falando de uma forma mais íntima, pois o celular é uma mídia muito direta e pessoal. A frequência também deve ser moderada para não incomodar.

Conteúdo informativo

Outro recurso interessante é enviar dicas úteis que remetam ao seu produto ou serviço. Por exemplo, se você vende cosméticos, pode enviar dicas de maquiagem ou cuidado com a pele – sem citar seus produtos para não parecer publicidade pura e simples.

Com isso você vai mostrar proximidade e interesse no bem-estar do seu cliente e fazê-lo desejar receber mais informações. Com este recurso, sua empresa constrói imagem positiva junto ao público de interesse.

Você pode criar, por exemplo, um serviço de newsletter, dando a chance para que as pessoas assinem para receber dicas com uma periodicidade pré-definida. Lembre-se de direcionar seu público para o site da empresa ou para os seus canais de compras.

SMS Viral

Outra tática interessante, que vem sendo utilizada pelas empresas e que você também, com alguns cuidados, pode utilizar, é o SMS Marketing Viral. Ou seja, o envio de conteúdo para um público bem específico com informações em primeira mão. Você pode solicitar que o contato envie aos seus contatos, tornando seu público-alvo em disseminador das suas mensagens.

Este tipo de ação é recomendado geralmente aos clientes VIP, mostrando que eles são os primeiros a conhecerem um novo produto ou serviço, ou uma oferta, por exemplo. Outra sugestão é enviar cupons ou códigos que permitam às pessoas acessar ofertas no site ou na loja. As pessoas vão transmitir se as novidades forem realmente instigantes.

Alguns cuidados

Não corra o risco de “cair no spam”, envie mensagens apenas às pessoas cadastradas.

Segmente o envio por grupos de interesse, tornando sua comunicação o mais direcionada possível.

Dê a chance do receptor cancelar o recebimento das suas mensagens – faça isso de forma automatizada para não correr o risco de continuar enviando mensagens para as pessoas que não querem mais recebê-las.

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