
Digamos que você seja um empresário do ramo do vestuário, atende um público variado e sua loja destaca-se pelo bom atendimento. Você tem alguns funcionários e administra as questões financeiras da empresa. Sua empresa oferece produtos de qualidade a preços justos, mas está deixando de atender um nicho de consumidores por não oferecer pagamento no crediário. Seu receio é que ao oferecer essa facilidade de pagamento para seus clientes, isso desorganize o fluxo de caixa. Pois é aà que querÃamos chegar!
Com um fluxo de caixa rigorosamente controlado, o crediário próprio só traz benefÃcios para sua empresa. Quer saber como? Acompanha abaixo 4 fatos sobre fluxo de caixa e crediário que vão te deixar de bom humor:
1. Crediário: mais clientes, mais vendas
O crediário próprio, estratégia utilizada principalmente por lojistas do varejo, tem entre seus benefÃcios a fidelização do cliente e o aumento nas vendas.
Ainda assim, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, apenas 10% dos consumidores brasileiros utilizam o crediário próprio para parcelar suas compras. Esses dados mostram que esse meio de pagamento ainda é uma opção pouco explorada pelas empresas, que ainda não confiam em suas vantagens.
Mantendo um controle firme sobre os gastos e as vendas da empresa, ou seja, controlando o saldo de caixa, é possÃvel oferecer de forma segura a seus clientes o crediário como forma de pagamento. Como?
O segredo é o planejamento e a antecipação, ambos possibilitados pelo fluxo de caixa.
2. Fluxo de caixa: controle e equilÃbrio financeiro
O fluxo de caixa desempenha um papel crucial no controle e planejamento das operações financeiras empresariais, gerenciando tanto as entradas quanto as saÃdas de recursos ao longo de um perÃodo especÃfico. Ele oferece informações essenciais que capacitam os gestores a projetar receitas e planejar despesas, constituindo-se como uma ferramenta indispensável para evitar surpresas inesperadas por parte dos comerciantes.
Digamos que uma loja não tenha controle sobre as datas de entrada (pagamentos dos clientes) e saÃda (pagamento de funcionários e fornecedores) de caixa. Sem que o lojista se dê conta, o prazo para o pagamento dos fornecedores acaba sendo menor do que o prazo para o pagamento feito pelos clientes, causando um desequilÃbrio no caixa. Esse desequilÃbrio nada tem a ver com a forma como os clientes pagam. A questão aqui é a falta de planejamento do fluxo de caixa. Portanto, um dos objetivos do fluxo de caixa é coordenar as entradas e saÃdas de modo que a empresa atinja um equilÃbrio.
3. Limite de crédito coerente e segurança na hora de tomar decisões
Com um fluxo de caixa controlado e estando a par da capacidade financeira da empresa, é possÃvel oferecer ao cliente um limite de crédito condizente tanto com a empresa quanto com as possibilidades do próprio consumidor. É claro, somado a um bom fluxo de caixa, é preciso que a empresa tenha um cadastro de seus clientes para planejar um limite de crédito especÃfico e adequado com a sua renda.
Além disso, com base nos dados fornecidos pelo fluxo de caixa, o empresário tem mais segurança para tomar decisões. Isso porque os referidos dados permitem uma projeção de receita em perÃodos futuros, sendo possÃvel antecipar certos acontecimentos importantes para o futuro do negócio.
4. Crediário e fluxo de caixa: parceria de sucesso
Inserir o crediário pessoal no seu negócio traz grandes benefÃcios para a sua empresa e, consequentemente, aumenta o fluxo de caixa. Por exemplo, incentivar a compra no crediário durante as festas de fim de ano aumenta significativamente as vendas em seu estabelecimento. Logo, o aumento de entrada no caixa proporcionado por tal incentivo associado a um controle eficiente do fluxo de caixa o colocará um passo à frente dos seus concorrentes.
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