
A frequência de uso de serviços bancários no celular é alta na América Latina. Em média, 61% dos latino-americanos que utilizam mobile banking na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México acessam sua conta através de app no smartphone todo dia ou quase todo dia. É o que informa o novo relatório Termômetro Digital da América Latina, produzido por Blend/HSR e Mobile Time Latinoamérica, com foco no acesso a serviços bancários pelo celular.
O Brasil está acima da média. 80% dos brasileiros que usam mobile banking acessam seu banco todo dia ou quase todo dia no celular. E a menor frequência está na Colômbia: 44%. Os demais mercados estão perto da média regional: Chile (66%), Argentina (59%) e México (58%).
A pesquisa apurou que oito em cada dez adultos nos cinco países têm conta bancária com acesso através de app no smartphone. Para ser exato, 82% dos adultos latino-americanos têm conta em um banco e a acessam pelo smartphone. O Brasil tem a proporção mais alta: 92%. E a Colômbia tem a mais baixa: 74%.
Banco no celular: recorte por idade e classe social
Ao contrário do que se poderia imaginar, os millennials usam mais mobile banking que a geração mais nova, dos zoomers. No Brasil, as proporções são de 95% e 87%, respectivamente. Nos outros quatro mercados, as médias são de 85% e 73%.
No Brasil, as classes de maior renda (AB1) apresentam maior penetração de mobile banking que as de menor renda (C,D,E): 95% e 90%, respectivamente. Nos demais países pesquisados acontece o oposto: as classes sociais mais baixas (81%) apresentam penetração ligeiramente maior de mobile banking que a classe alta (79%), variação dentro da margem de erro.
Importância do mobile banking
Em uma escala de 1 a 5 para medir a importância do acesso a serviços bancários pelo celular, a média ficou acima de quatro em todos os países pesquisados. A maior nota foi dada pelos brasileiros (4,8) e a menor, pelos argentinos (4,4). Isso demonstra a relevância que essa tecnologia é percebida pela população latino-americana.
O Termômetro Digital da América Latina sobre uso de serviços bancários no celular entrevistou 5.059 pessoas nos cinco países citados entre julho e agosto deste ano. O relatório está disponível para download gratuito em português, espanhol e inglês no site do Mobile Time Latinoamérica. Na mesma página está disponível outro relatório da série, com foco no comportamento do latino-americano frente a novas tecnologias. Mais relatórios serão lançados nas próximas semanas, frutos do mesmo projeto.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.