Jan
21
20 de janeiro de 2026 - 17:12

Sem-multa-e-sem-pegadinha-o-modelo-de-credito-que-a-affirm-diz-alinhar-empresa-e-cliente-televendas-cobranca-1

O CEO da Affirm, Max Levchin, afirmou que o modelo de crédito da empresa, baseado em parcelamentos sem cobrança de taxas de atraso, cria um alinhamento total entre a fintech e seus clientes. Em entrevista a Jim Cramer, da CNBC nesta segunda-feira (15), o executivo disse que a ausência de multas é uma vantagem competitiva no segmento de buy now, pay later (compre agora, pague depois, em tradução livre).

“Estamos totalmente alinhados com nossos clientes. Se eles não pagarem, somos nós que perdemos dinheiro”, afirmou Levchin. “Não existe mágica no nosso modelo de negócios, e essa transparência faz com que a gente esteja do mesmo lado do consumidor.”

Segundo o executivo, a Affirm consegue operar sem taxas de atraso porque investe fortemente em análise de crédito. “Não há necessidade de cobrar multas se você é realmente bom na avaliação de risco”, disse.

Transparência como diferencial no crédito

Levchin defendeu que o setor financeiro adote estruturas mais simples e previsíveis, com juros simples e prazos fixos, reduzindo o risco de endividamento excessivo. Para ele, modelos mais claros ajudam os consumidores a entender melhor o custo real do crédito e evitam armadilhas comuns em financiamentos tradicionais.

A estratégia parece estar funcionando. No último balanço trimestral, divulgado no mês passado, a Affirm superou as expectativas de lucro e receita. No acumulado do ano, as ações da empresa sobem 7,82%.

Geração Z impulsiona gastos com viagens

O CEO também comentou o comportamento dos consumidores durante a temporada de fim de ano. Segundo ele, a Affirm registrou forte aumento nos gastos com viagens, especialmente entre consumidores da Geração Z. Houve ainda uma “recuperação significativa” nas compras de artigos esportivos, um segmento que havia apresentado desempenho fraco no ano anterior.

Outro dado observado pela empresa foi o crescimento da adesão aos planos de pagamento em seis meses, um indicativo de que os consumidores seguem comprando, mas de forma mais cautelosa, buscando diluir despesas ao longo do tempo.

“Nossos indicadores de crédito estão bastante sólidos. Os clientes estão pagando em dia, mas querem fazer o dinheiro render mais”, afirmou Levchin. “Eles estão atentos aos preços e em busca de boas ofertas.”

Para o CEO, o cenário mostra um consumidor mais consciente, que continua gastando, mas com foco em planejamento financeiro, ambiente no qual a Affirm acredita estar bem posicionada.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: