Sep
16
15 de setembro de 2025 - 17:15

Cobranca-de-meis-entenda-as-dificuldades-de-se-localizar-os-socios-e-como-supera-los-com-estrategias-inteligentes-de-localizacao-think-data-thinkdata

Segundo dados mais atualizados, são 11,4 milhões de MEIs no Brasil, ou 70% das empresas abertas no País, portanto a cobrança de MEIs, também é uma realidade, pois, já que são maioria, também são as que tomam crédito de diversas formas, de cartões a financiamentos, assim representam também um desafio para as áreas de cobrança e empresas especializadas do setor.

O que é MEI?

MEI, ou microempreendedor individual, é uma modalidade de “abertura de empresa” criada pelo governo federal em 2008 para empreendedores que desejavam, e até mesmo, necessitavam de uma formalização, dentre outras coisas para ter acesso à seguridade social, ou a linhas de crédito específicas. Sua criação também foi uma forma de fomentar a economia, e claro, aumentar a arrecadação.

Cobrança de MEIs: O aumento do número de empresas, mostra uma nova economia

Não é novidade que a flexibilização das leis trabalhistas, e a facilidade para se gerar um novo CNPJ MEI, fez com que essa modalidade fosse muito procurada por profissionais liberais, e até mesmo profissionais que possuem um vínculo de serviço com uma única empresa, para se ter ideia, segundo o governo federal foram criadas 1,4 milhão de novos MEIs, um aumento de 35% em relação ao ano anterior.

Com esse número significativo, a cobrança de MEIs, que já era um público enorme se torna ainda maior, com desafios grandes, e que por diversos fatores, fazem com que localizar esse público seja extremamente complexo e dependa de tecnologia e estratégia, que não se aplicam por exemplo aos CNPJs de outras “modalidades”.

A cobrança de MEI tem tantos desafios técnicos, do ponto de vista de contato, como também de entender como esse público consome os serviços de crédito.

Cobrança de MEIs: Por que localizar sócios de MEIs é um desafio maior do que parece?

A cobrança de MEIs, é um desafio, não só pelo perfil que normalmente “mistura” as finanças pessoais com as finanças da empresas, muito por conta da baixa educação financeira da população brasileira, mas também torna-se um desafio por conta da configuração desse tipo de empresa, que por exemplo, já nasce “sem sócio” na Receita Federal, e normalmente não tem dados de contato atrelados a própria empresa, e sim, ao seu sócio, não tem endereço de funcionamento, e normalmente o que está no cadastro da Receita Federal, refere-se ao contador que abriu o CNPJ ou à residência do sócio.

Para tal perfil, é necessário construir uma operação específica para a cobrança de MEIs, que leve em conta, não só estratégias de localização segmentadas, como também tenha em mente que será necessário utilizar parceiros de tecnologia que possam obter os dados de contato, ou mesmo localizar quem é de fato o sócio dessa empresa, não é como se fosse um CNPJ de outra modalidade, que todos os sócios estão disponíveis, até mesmo em consultas públicas na Receita Federal e é com esse primeiro passo que o desafio começa.

Cobrança de MEIs: Dados desatualizados, telefones inconsistentes e outras barreiras comuns na localização de MEIs

O desafio de cobrar qualquer modalidade, seja pessoa física ou jurídica esbarra sem dúvida, na localização de dados cadastrais e de contato atualizado, mas na cobrança de MEIs, esse desafio se torna ainda maior, pois não é possível “descobrir” sem o uso de tecnologia, estratégia e inteligência de dados as informações de contato do sócio desse MEI, normalmente o que leva a algumas empresas a adotar processos extremamente manuais, custosos e que utilizem diversas fontes para obter um resultado.

Esse obviamente, é um caminho, mas não é o melhor caminho. É claro que quando se trata da cobrança de MEIs, podemos pensar em diversas possibilidades, mas o ideal é ter uma solução que permita, não só a conexão da empresa pesquisada com o seu sócio, como também a localização dos dados cadastrais e de contato desse sócio. Além disso, o que antes era mais fácil dado que na configuração e razão social do MEI ele obrigatoriamente trazia o CPF e o nome do sócio, acabou por mudar há pouco mais de 2 anos, devido à adequação da Receita Federal do Brasil com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

De lá pra cá, não é mais o CPF e sim o radical, ou seja, os 9 primeiros dígitos do CNPJ que constam na razão social, junto ainda do nome do sócio, o que dificulta a localização, e torna um processo que até parecia fácil, lento e custoso.

Conbrança de MEIs: Como usar tecnologia e cruzamento de dados para identificar os responsáveis por débitos?

Essa nova configuração de Razão Social, tornou a cobrança de MEIs, que já era complexa, ainda mais difícil, e sem o uso de tecnologia, é provável que essa seja apenas uma das dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Há uma famosa frase em tecnologia que diz que dados são o “novo petróleo”, o que é real, mas fazendo ainda esse paralelo, sem o devido “refino”, estes dados não te ajudarão na operação de cobrança de MEIs, portanto é com o apoio de tecnologias e parceiros estratégicos, que sua empresa conseguirá obter o cruzamento dessas informações e chegar de fato ao sócio dessa MEI, inclusive obtendo importantes dados de contato que lhe ajudarão encontrá-lo, e claro a negociar essa dívida.

O segredo então, é ter uma ferramenta completa que possa lhe auxiliar nessa pesquisa, tanto de forma automática, como com a possibilidade de efetuar pesquisas manuais, para casos mais específicos e complexos. Utilizar uma ferramenta que lhe dê suporte em todas as etapas, e claro, que possa obter dados atualizados, validados e consistentes, para que sua operação possa ter sucesso no processo de localização.

Cobrança de MEIs: Por que ferramenta e estratégia importam, para aumentar suas chances de sucesso na cobrança

Conhecer e obter a ferramenta ideal que lhe ajude na cobrança de MEIs, pode fazer toda a diferença, não só do ponto de vista operacional, mas claro, impactando diretamente nos resultados da operação. Não basta pesquisar somente o CNPJ, é necessário ter a ferramenta que auxilie com os diversos desafios que encontramos na localização desse público.

Uma ferramenta que possui diferenciais importantes, e claro, com todo o suporte de um time de estratégia e qualidade, preparado para customizar o resultado de acordo com os desafios de sua operação e cobrança de MEIs, é a Think Data. Uma datatech brasileira, com mais de 1.000 clientes e referência no mercado nacional, atuando em toda a cadeia de cobrança, e com soluções que não só obtêm os dados da empresa, como também dos sócios vinculados, até mesmo de MEIs.

Além disso, é possível obter telefones assertivos através do Localização Garantida, solução que retornar um telefone localizado através de poderosas ferramentas de geolocalização e validado diretamente nas operadoras de telefonia (TIM, VIVO e CLARO), dados de perfil do CNPJ, e diversas outras informações de mais de 400 fontes de pesquisa, incluindo processos judiciais nos tribunais de todo o Brasil, Receita Federal, entre outras.

Ter a ferramenta certa, é essencial para localizar o público para cobrança de MEIs, ela irá encurtar o tempo de pesquisa, reduzir custos e fazer com que os resultados apareçam de forma mais rápida e consistente.

Para conhecer gratuitamente as soluções de enriquecimento cadastral ou de consulta de CPF ou CNPJ na Serasa Experian, através da plataforma da Think Data, acesse: https://www.thinkdata.com.br/teste-gratuito/

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: