Mar
01
28 de fevereiro de 2018 - 18:00

5-dicas-para-fazer-um-bom-network-em-eventos-corporativos-televendas-cobranca

Eventos corporativos são momentos únicos que reúnem diversos profissionais de empresas de todos os portes, ações e conversas que acontecem ao mesmo tempo. É quase que impossível falar com todos e participar de tudo. E para quem trabalha principalmente com eventos, comunicação e marketing, ter bons relacionamentos é fundamental. Divulgar sua marca, conhecer mais sobre o mercado e até entender o trabalho da concorrência são pontos de partida para fazer um bom networking em eventos corporativos.

Por isso, é muito importante estabelecer objetivos. Então, se você está se preparando para um grande evento que pode trazer boas oportunidades de negócios, faça uma lista respondendo essas perguntas e mantenha o foco:

  • Quem você quer conhecer? – É interessante ter uma lista com alguns nomes que você não pode perder a oportunidade de contatar;
  • Para quais empresas você gostaria de apresentar seu serviço ou conhecer sobre o deles?
  • Em quais atividades é mais fácil encontrar seu público?
  • Quais palestras e keynotes te interessam?

Com essas respostas é possível estudar a agenda do evento e se planejar para cumprir todos os seus objetivos. Se organizar é o segredo para aproveitar totalmente um evento!

1 – Esteja preparado

Saber o que você pretende é fundamental. Quer conhecer mais do seu mercado? Angariar clientes? Tendo seu objetivo bem traçado você consegue montar um planejamento.

Depois de saber um pouco mais sobre o evento e sobre o público participante, sua missão é estar pronto para agir. A dica é que você crie um discurso curto, porém impactante para quando alguém perguntar o que você faz. Mas claro que quando falamos em discurso, estamos falando em ter uma linha de pensamento pronta para responder e não algo decorado e mecânico.

Tente prever algumas questões que as pessoas possam fazer e esteja preparado para responder. É interessante estar informado sobre assuntos que podem ser pautas de conversas, como lançamentos e tendências de mercado. Além disso, sempre que for abordar alguém, saiba o que vai falar. Estamos falando sobre um evento corporativo e por isso, a primeira impressão é a que fica.

2 – Não tenha medo de participar

Agora que você traçou seus objetivos e se preparou para cumprir o planejamento, durante o evento é preciso colocar em prática. Por isso, participe das atividades que se propôs, se apresente às pessoas, converse e aproveite todo o conteúdo do evento.

É fundamental chegar em um evento onde terá a chance de fazer networking com a descrição do seu trabalho na ponta da língua. Geralmente não há tempo a perder, por isso é importante ir direto ao ponto. Quando você tem alguma dúvida, já aborde a pessoa com a pergunta (claro que sempre de forma educada e não invasiva. Não entre no meio de uma conversa!).

3 – Interaja

Participar do evento é importante, porém quando você tem o networking como objetivo o seu foco deve ser nas conversas e relacionamentos.

Por isso, busque oportunidades de se apresentar, desenvolva as conversas e conduza os diálogos para assuntos que tenham relação com o seu negócio. É importante não se esquecer de que seu objetivo é criar bons relacionamentos, por isso seja agradável e evite ser inoportuno.

Outra dica é participar de grupos em redes sociais como Facebook e LinkedIn e também tentar fazer parte algum grupo no WhatsApp que proporciona muitas oportunidades de contato com outros participantes do mesmo evento.

4 – Não fique parado

Nada de ficar parado em um só lugar! Ao se movimentar pelo evento você pode encontrar pessoas que não esperava ou outras oportunidades interessantes. Esteja aberto também para criar uma boa relação com os profissionais e empresas que te procurarem.

Muitas pessoas sofrem com a timidez, principalmente quando a situação é se relacionar com desconhecidos ou até falar sobre o próprio trabalho. Mas em um evento em que você tem o objetivo de aumentar seus relacionamentos profissionais, é extremamente importante saber como se portar e ter a coragem necessária para se comunicar.

Você pode começar a treinar antes do evento, pensando no que vai falar e em como irá abordar as pessoas que com quem você pretende conversar. Uma boa dica é fazer um pequeno discurso em frente ao espelho, por exemplo.

5 – Crie relacionamentos e mantenha contatos

Tão importante quanto a participação no evento e os contatos que você prospectou são as ações que você desenvolverá posteriormente. Por isso, fique atento aos seguintes pontos para não desperdiçar esforços:

Registre todos os contatos e suas informações como atendimento, interesses, gostos pessoais e detalhes profissionais, troque cartões de visita; é uma boa forma de não perder as informações e de ser lembrado por seus contatos, esteja atento às redes sociais das empresas e dos contatos. Ter todos eles em sua rede do LinkedIn, por exemplo, ou participar dos mesmos grupos de seu público no Facebook é uma boa forma de não ser esquecido e compartilhar conhecimento.

Marcello Baranowsky é CEO do Grupo EventoFacil, empresa que promove eventos de relacionamento entre fornecedores e compradores do mercado de Eventos Corporativos e idealizador do EBS Buyers Club, clube de relacionamento que reúne cerca de 350 profissionais da área de eventos, comunicação, RH e compras com o objetivo de promover networking, experiências e negócios.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: