Aug
14
13 de agosto de 2014 - 18:04

Como-melhorar-o-assunto-do-e-mail-para-que-seja-lido-pelo-destinatario-televendas-cobrancas

O assunto é o primeiro contato que o destinatário tem com a campanha de e-mail marketing. É a partir de uma chamada bem definida que sua ação tem início. Assim, o assunto está diretamente relacionado ao sucesso da campanha.

Muitas pessoas têm por hábito abrir a caixa de e-mails, dar uma rápida olhada nos assuntos e selecionar os que realmente merecem atenção. Nesta filtragem, um assunto adequado amplia as chances de abertura do e-mail marketing. Veja dicas de como criar o melhor título para suas mensagens:

Faça testes: o assunto ou, às vezes, apenas uma palavra bem colocada pode fazer a diferença em suas taxas de abertura ao final da campanha. Para definir qual abordagem utilizar, é preciso conhecer o perfil do público que faz parte da base e suas preferências. Uma ótima maneira para testar assuntos diferentes é o Teste A/B, que permite enviar o mesmo e-mail com diferentes variáveis.

No Teste A/B é possível experimentar títulos diferentes, enviando cada um para um percentual da base. A partir dos resultados, dá para saber qual das variáveis é a mais adequada para envio ao restante. Ao longo do tempo e após alguns Testes A/B, já temos uma ideia de qual é a linguagem mais adequada e que converte melhores resultados para aquele grupo de destinatários.

Conte o número de caracteres: Além de ser assertivo com as palavras, um título deve conter um número caracteres entre 50 a 60. Isso porque em determinados programas de e-mail e webmails a visualização é limitada a partir do número máximo de caracteres. Portanto, o assunto deve ter seu tamanho ajustado, para garantir a exibição completa a todos os leitores de e-mail.

Para conferir como o assunto está sendo exibido, basta clicar em “Pré-visualização do cabeçalho da mensagem” dentro da plataforma de e-mail marketing.

Evite algumas palavras: Assim como na mensagem, o conteúdo do assunto também pode configurar a mensagem como SPAM. Por isso, é importante avaliar palavras como: Clique aqui; Especialmente para você; Consulte-nos!; Grátis; Promoção; dentre outras.

O peso dessas palavras e a aplicação de restrições sofridas junto ao servidor do destinatário variam e há critérios como reputação, autenticações, volume e frequência. Mas, ainda assim, é preciso manter cautela na adoção de termos mais apelativos.

Uma lista completa é possível visualizar nesse link: http://www.virtualtarget.com.br/emailmarketing/quais-as-palavras-que-devem-ser-evitadas-no-email-marketing

Use atrativos no título: Para diferenciar sua mensagem dentre dezenas, talvez centenas, daquelas presentes na caixa de entrada de um destinatário, é possível personalizar, usando, por exemplo, o nome do cliente, ou mesmo os chamados fun characters – símbolos que além de destacar, deixam a peça com uma cara amigável e não pontuam como spam, veja exemplos:

“Você ficará muito? com essa mensagem e “Neste dia dos namorados, presenteie com o?”.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: