
Por: Assis Moreira
O mercado de assinaturas de telefone celular está próximo da saturação, informou a União Internacional de Telecomunicações (UIT), ao anunciar nesta segunda-feira dados sobre o setor.
A entidade estima que quase 7 bilhões terão assinatura de telefonia celular até o fim deste ano, correspondendo a taxa de penetração de 96% da população global. Ou seja, o número de usuários globalmente ficará próximo do número de pessoas no planeta.
No dado mais recente por país, a UIT mostra que no Brasil o número de celulares superou o número de habitantes, registrando 125 aparelhos para 100 pessoas em 2012, comparado a 25,51 em 2003.
Dos quase 7 bilhões de usuários de celular no fim de 2014, a metade, ou 3,6 bilhões, serão da região Ásia-Pacífico, impulsionada pela China. Nos países em desenvolvimento, o número de assinantes de telefonia celular representará 78% do total mundial.
Por sua vez, o uso de telefone fixo continua declinando globalmente. No fim do ano, o número de assinantes desse segmento será inferior em 100 milhões ao que era em 2009.
Segundo a UIT, até o fim de 2014 o mundo terá quase 3 bilhões de internautas, dos quais dois terços serão habitantes de países em desenvolvimento.
No Brasil, dado de 2012 indica que havia naquele ano 49,85 usuários de internet para cada 100 habitantes, o segundo mais elevado entre os Brics e só atrás da Rússia (53,27 por 100 habitantes).
Nos países desenvolvidos, o acesso à internet a domicilio está próximo da saturação. Já na África a penas 20% da população tem acesso à internet.
No fim de 2014, a taxa de penetração da barda larga alcançará quase 10% em escala mundial. Na região da Ásia-Pacífico, a taxa de penetração ficará em 44%, enquanto na Europa será de 25%. A região das Américas se distingue pelo crescimento mais fraco, alcançando apenas 17% da população.
No Brasil, apenas 9,15 habitantes entre 100 tinham acesso à banda larga em 2012, abaixo do nível da China e da Rússia.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.