Jun
02

Como Vender Mais sem Vender Sua Alma

por: Afonso Bazolli
fonte: Viver de Blog
01 de junho de 2016 - 18:07

Como-vender-mais-sem-vender-sua-alma-o-novo-marketing-televendas-cobranca

Por: Henrique Carvalho

Existe algo tão irritante como um vendedor forçando uma venda?

Você consegue sentir a presença deles a quilômetros de distância.

Aquele sorriso falso no rosto. A ideia de que instantaneamente vocês são melhores amigos.

O papo de “esse é o último produto que temos em nosso estoque” ou “esse produto está em promoção somente até amanhã“.

Sim, a maioria deles parece se preocupar mais com as comissões da venda do que ajudar de fato o cliente. Afinal, esses “vendedores baratos” utilizam os gatilhos mentais de forma duvidosa, pouco honesta.

E quando transferimos esse conceito do mundo “offline” para o mundo “online“, em que qualquer um pode vender o que desejar (alguns esquemas suspeitos de marketing multinível não me deixam mentir), a proporção torna-se exponencial. Eles estão em todos os lugares:

Sites com um “arranha-céu” de banners de produtos do tipo “renda fácil”.

Páginas de venda com uso intenso de marca texto amarelo para chamar sua atenção.

Promessas de ganhar dinheiro sem trabalhar. (leia aqui sobre a verdade que ninguém contará a você sobre ganhar dinheiro online)

Você entendeu. Novamente, são pessoas mais preocupadas em vender do que de fato ajudar. Esquecem do valor do produto oferecido e pensam apenas na comissão.

Na busca pelo ganho “fácil”, esquecem seus valores, sua honestidade, seu caráter. Vendem sua alma para vender mais. E será que realmente vendem?

Hmm.. essas pessoas podem até vender alguns itens, mas todos os empreendedores digitais sérios sabem que esse é um tiro no próprio pé. Um atalho para o fracasso, muitas vezes sem volta.

Porém, olhando pelo lado sério, vender é colocar anos de pesquisa e desenvolvimento de um novo produto que busca solucionar um velho problema. Vender também significa ajudar milhares de pessoas com sua energia, trabalho e conhecimento através de um produto ou serviço oferecido.

O problema está na qualidade do produto e na forma de como vender.

Portanto, como vender sem vender sua alma, não cedendo a esses métodos agressivos que só ferem a sua credibilidade?

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

A “Moeda” do Jogo é Confiança

Interrupção x Permissão: O Velho x Novo Marketing

O Caso Viver de Blog: Como Gerar Receitas de Modo Invisível

A “MOEDA” DO JOGO É CONFIANÇA

Todos os empreendedores de sucesso que conheço são aqueles que não estão focados em fechar uma venda.

As pessoas sentem quando você está se preocupando de verdade com elas. É como se essas pessoas tivessem um medidor de confiança a todo momento. Ao ler seus artigos, ver seus vídeos e cair nas páginas de venda de seus produtos, elas avaliam sua confiança na frente de qualquer outra coisa.

Se você parece mentir ou parece apenas empurrar um produto, se preocupando com a comissão, elas irão sentir isso e a confiança delas por você irá cair.

Porém, se você conseguir gradativamente conquistar a confiança de seus leitores, através de artigos de qualidade e dicas que os ajudem a resolver problemas, eles irão colocá-lo em um nível mais alto em seu “medidor de confiança”.

A “moeda” do jogo de ganhar dinheiro online é a confiança.

Quanto mais seus leitores confiarem em você, mais oportunidades de vender um produto/serviço você terá, porque eles sabem que você não está empurrando algo, mas oferecendo uma maneira de solucionar um problema, uma aflição ou a falta de um conhecimento.

No medidor de confiança, você sobe em degraus, mas desce de elevador, em plena queda livre.

Basta ver como uma experiência ruim se propaga rapidamente através das redes sociais.

Portanto, embora seja um benefício ganhar dinheiro pelo seu trabalho de compartilhar conhecimento e ajudar de verdade as pessoas, nunca coloque o dinheiro na frente da sua integridade e na confiança que se espera de você.

Lembre-se: “A moeda do jogo de ganhar dinheiro online é a confiança.”

INTERRUPÇÃO X PERMISSÃO: O VELHO X NOVO MARKETING

Antigamente, o marketing da interrupção era o conceito padrão e milhares de empresas gastavam milhões de reais em anúncios de TV, rádio e cinema.

A interrupção era a forma mais efetiva de se conseguir a atenção de um possível cliente. Você interrompia o que ele estava fazendo (assistindo futebol na TV, ouvindo notícias no rádio ou esperando o início de um filme) para mostrar a ele sua mensagem.

Na internet, os pop-ups de propagandas faziam esse papel de interrupção, assim como algumas distrações já conhecidas como hotwords, anúncios de adsense mal posicionados, entre outros.

Não significa que esses métodos não funcionem, mas quanto mais os usuários vão navegando na internet, eles se tornam cada vez mais imunes a estratégias agressivas de vender algo. Leia aqui algumas dicas para melhorar a usabilidade do seu site.

Métodos de interrupção como o “arranha-céu” de banners na lateral de um site, pop-ups de propagandas e o marca texto amarelo em páginas de vendas foram perdendo sua efetividade, sendo substituídos por estratégias como marketing de conteúdo.

O leitor cansou de ser interrompido e agora é ele quem deve permitir que sua mensagem chegue até ele. Perceba como os softwares de email marketing (como MailChimp – link afiliado) cada vez mais estão do lado da confirmação em 2 passos.

Isso quer dizer que você precisa confirmar seu email para receber informações de um site na sua própria caixa de email. Você é livre para receber, assim como é livre para deixar de receber.

A transição do Marketing da Interrupção para o Marketing da Permissão é gradativa, mas ganha cada vez mais espaço.

Portanto, você precisava conquistar a confiança de seu leitor antes de tudo. Principalmente, antes de uma venda.

E por que estou compartilhando essa visão do Velho Marketing (Interrupção) x Novo Marketing (Permissão)?

Como o assunto desse artigo é vender mais sem vender sua alma, você precisa entender como gerar mais receitas em seu site nessa nova realidade do marketing digital.

É por esse motivo que irei compartilhar um pouco do modelo do Viver de Blog para gerar receitas, mesmo sendo um novo blog, com pouco mais de 1 mês.

Ah, e se você ainda não cadastrou seu email aqui no site, coloque seu email no campo abaixo e clique no botão para ser o primeiro a receber dicas para melhorar seu site/negócio.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

1 Comentário
  1. A matéria foca uma realidade que deve ser compreendida de forma positiva e prioritaria, assim os vendedores que atuam nessa modalidade de venda irão conquistar a confiança desse novo perfil de cliente.

    Reginaldo paz em 12 de junho de 2016 - 22:23

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: