
Qual é a função do agente comercial?
O agente comercial escriturário faz a comercialização direta dos produtos e serviços de uma empresa. Além de atuar nas vendas propriamente ditas, ele também mantém um relacionamento saudável e duradouro com os clientes, além de zelar pela boa imagem da empresa que ele representa.
Dentre as outras atribuições deste profissional, podemos destacar a atualização de cadastros de clientes, a prospecção de novos contratos, a elaboração de relatórios de venda e o planejamento de estratégias comerciais.
O agente comercial escriturário também faz, em maior ou menor grau de envolvimento, as seguintes funções:
análise de crédito dos clientes;
realização de remessas de pedidos;
execução de procedimentos de expedição e entrega;
atendimento a eventuais reclamações de clientes;
devolução e reposição de produtos.
Tradicionalmente, o agente comercial costuma visitar o cliente presencialmente para apresentar suas soluções e convencê-lo a fechar negócio. A essa forma de operar dá-se o nome de “outside sales” ou “vendas externas”.
No entanto, com os avanços tecnológicos e o maior acesso à internet, o agente comercial pode desempenhar suas funções de maneira remota (telefone, videoconferência etc.).
Qual a diferença entre agente comercial e agente de tecnologia?
Após descobrir o que faz um agente comercial, você pode se questionar: afinal, qual é a diferença entre agente comercial e agente de tecnologia? E bem, a principal é que o primeiro é focado no atendimento ao público, enquanto o segundo trabalha com tecnologia.
Porém, é preciso saber que as duas profissões são subdivisões do cargo de escriturário, que é um profissional treinado para atuar na gestão de processos administrativos e empresariais.
Logo, elas são semelhantes em certos pontos, como na execução de documentos e organização de arquivos importantes.
6 principais requisitos para ser agente comercial
Agora que você já sabe o que faz um agente comercial escriturário, veja a seguir os principais requisitos que precisam ser atendidos por quem deseja atuar nessa profissão.
1. Saber identificar a dor do cliente
O primeiro requisito que uma pessoa deve cumprir para ser um agente comercial é saber identificar a dor do cliente.
Quando se sabe o que o cliente precisa, fica mais fácil demonstrar empatia por ele e oferecer uma solução sob medida.
2. Comunicar-se com clareza
O agente comercial que não consegue se comunicar com clareza dificilmente obterá sucesso nessa profissão.
Por lidar diretamente com tomadores de decisão, o agente comercial deve ter plenas condições de se expressar de maneira com que o interlocutor possa compreender plenamente o que ele está dizendo.
Pessoas muito retraídas, com vocabulário limitado e com grandes dificuldades em lidar com palavras não são ideais para o cargo de agente comercial.
3. Capacidade para ouvir o cliente
Não basta falar bem e se expressar com clareza. Outro requisito que um agente comercial deve cumprir é a capacidade para ouvir o que o cliente tem a dizer.
Se o agente comercial fizer da negociação um monólogo, a venda dificilmente será concretizada. Isso porque o profissional precisa ter aquele feedback instantâneo do cliente à proposta que está sendo apresentada para, então, ajustar a argumentação e oferecer exatamente aquilo que ele precisa.
4. Conseguir transmitir segurança para o cliente
Para fechar um negócio, o cliente precisa sentir segurança no discurso do agente comercial e confiar na solução apresentada.
Por isso, outro requisito que não pode ficar fora da lista é manter-se seguro na fala e transmitir isso para o cliente. Assim, ele acreditará no que está sendo dito e ficará mais inclinado a comprar o produto ou serviço oferecido.
5. Ser paciente e persistente
Um agente comercial que atua em vendas B2B precisa ter muita paciência, ser persistente em uma negociação.
Cumprir esse requisito é importante porque as negociações de empresa para empresa costumam ser mais demoradas, pois a proposta passa pelas mãos de diferentes tomadores de decisão.
Portanto, não desista com facilidade. Esteja sempre pronto para esclarecer todas as dúvidas de seus clientes, mesmo que elas se repitam durante todo o processo de venda.
6. Habilidade para lidar com metas
Por fim, saber lidar com metas é um requisito que não poderia ficar de fora da nossa lista. O agente comercial que tem a habilidade para traçar metas e comprometer-se, de fato, com elas tende a ser mais bem-sucedido.
Sendo assim, coloque no papel, por exemplo, a quantidade de vendas que você deverá fazer por mês, o número de clientes contatados, quantidade de conexões necessárias para gerar oportunidades etc.
Qual é o salário de um agente comercial?
Se você está curioso para saber quanto ganha um agente comercial, saiba que o site Vagas.com informa que a média de remuneração desse profissional é de R$ 2.812.
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.