
O que é um mapa mental?
O mapa mental pode ser definido como uma ferramenta para organização de ideias e gestão de informações.
Criado na década de 1970 pelo psicólogo Tony Buzan, o mapa mental surge após o seu criador identificar certas limitações no modelo de anotações e esquematização linear.
Tony Buzan, então, percebeu que seria muito mais eficaz esquematizar o pensamento por meio de conexões entre diferentes tópicos, utilizando diferentes cores e recursos visuais, como balões e setas.
No mapa mental, diferentes ramificações partem de um tópico central, organizando visualmente o pensamento com imagens, símbolos, cores e palavras-chave.
Dessa forma, o cérebro consegue compreender melhor as informações ali dispostas e fazer análises mais completas.
Isso traz mais clareza para as tomadas de decisão e para a identificação de soluções para problemas de diferentes naturezas.
Por isso, os mapas mentais são muito usados nos mais diversos ramos de negócio, ensino e pesquisa.
Passo a passo: como fazer um mapa mental de vendas
Agora que você já sabe o que é um mapa mental, confira nas próximas linhas quais passos você deve seguir para criar um mapa mental de vendas, especificamente.
Passo 1 – Separe os materiais necessários
O primeiro passo para criar o seu mapa mental é separar os materiais necessários. Se você optar por fazer manualmente, serão necessários materiais como cartolina, canetas de diferentes cores, cola comum e revistas velhas para recortar imagens e outros símbolos.
Passo 2 – Defina o tema central do seu mapa
Em seguida, você precisa definir qual será o tópico central do seu mapa.
No caso do setor de vendas, o tema guarda-chuva pode ser “Aumentar a Taxa de Conversão” ou então “Fidelização”.
Nesta etapa, tenha em mente que é desse tema que sairão as demais ramificações.
Passo 3 – Faça as primeiras conexões
Com o tópico principal posicionado no centro do mapa, você deverá fazer as primeiras conexões.
Se, por exemplo, o tema central for “Fidelização”, os primeiros sub-tópicos podem ser “Atendimento”, “Promoções” e “Qualidade do Produto”.
A intenção é puxar assuntos e ideias que se relacionam diretamente com a temática principal.
Passo 4 – Faça as conexões seguintes
Dos primeiros sub-tópicos, deverão ser feitas as conexões secundárias, terciárias e assim por diante, até onde você achar necessário.
O objetivo é organizar as ideias e informações de maneira hierárquica, dissecando ao máximo o tema central.
Passo 5 – Insira recursos visuais no seu mapa mental
Evite fazer uso de frases muito longas para expressar suas ideias. Dê preferência a palavras-chave e recursos visuais, como imagens e desenhos, por exemplo.
Faça uso de diferentes cores, mas não de maneira aleatória. Cada cor deve representar algum conceito, ideia ou ação.
Assim, fica mais fácil visualizar e entender o conteúdo do seu mapa mental de vendas.
Passo 6 – Revise o seu mapa mental de vendas
Depois de pronto é de extrema importância que você e sua equipe de vendas façam uma revisão minuciosa do mapa mental.
Confira se não está faltando nada e se as informações estão facilmente compreensíveis.
Procure fazer revisões periódicas também. Assim, você pode acrescentar um tópico que no início não fazia muito sentido, mas que agora faz.
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