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12 de outubro de 2025 - 12:01

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O avanço da tecnologia mudou a forma como os consumidores compram e interagem com as marcas. Por esse motivo, cada vez mais empresas estão investindo no processo de pré-vendas pelo WhatsApp. A sua ficará de fora disso?

Primeiramente, o que é pré-venda pelo WhatsApp?

A pré-venda é a etapa da jornada do cliente que antecede a compra do produto ou serviço. É nela que acontecem os processos de prospecção e qualificação dos leads pela equipe de marketing para, em seguida, serem enviados para o time comercial dar início ao processo de vendas.

Em outras palavras, é um conjunto de táticas que visa identificar os prospects que têm maior potencial de virar clientes. O objetivo aqui é prepará-los para receber a proposta de venda e, assim, aumentar as chances de fechar negócio com a marca.

Nesse caso, o canal utilizado para entrar em contato com os potenciais clientes e apresentar a solução da empresa é o WhatsApp, que possibilita uma comunicação direta e imediata. Ficou claro?

Quais as vantagens da estratégia de pré-vendas pelo WhatsApp?

Já falamos que o WhatsApp é utilizado por mais de 90% dos brasileiros. Assim, fica fácil entender porque elaborar um processo de pré-venda voltado para ele, certo? Mas caso reste alguma dúvida, confira a seguir 2 benefícios dessa estratégia!

1. Otimização do processo de aquisição de clientes

Uma das vantagens da pré-venda pelo WhatsApp é que esse processo otimiza a aquisição de leads qualificados. Isto é, as pessoas que têm mais chances de se tornar clientes.

Isso ocorre devido aos processos de educação e triagem que podem ser feitos diretamente pelo canal.

Desse modo, ao entrar em contato com os leads, o time de marketing consegue identificar os perfis de clientes mais promissores e, assim, repassar apenas os melhores para a equipe comercial.

Ao final de tudo, até mesmo o processo de vendas flui mais rapidamente, uma vez que apenas pessoas realmente interessadas em adquirir a solução dão entrada nele.

2. Melhora do relacionamento com os consumidores

Outro ponto que merece ser citado é que a pré-venda pelo WhatsApp melhora o relacionamento com os clientes.

Imagine que você precisa escolher entre duas empresas e consegue falar diretamente pelo WhatsApp com uma delas para tirar dúvidas, mas a outra não disponibiliza esse canal de contato.

A opção mais viável é a primeira, concorda? Afinal, ela mostra ter consideração pelo consumidor e está sempre disponível para atendê-lo. Como resultado, é mais fácil criar um relacionamento duradouro com ela.

Como fazer pré-venda pelo WhatsApp? Melhores estratégias para adotar

E aí, ficou ansioso para criar um processo de pré-vendas pelo WhatsApp no seu negócio? Então, siga a leitura e confira quais estratégias você deve adotar para ter sucesso.

1. Saiba quem são seus clientes

O primeiro passo para criar um processo de pré-vendas pelo WhatsApp é conhecer bem seus clientes. Em outros termos, saber quem são eles, quais canais de contato mais usam, como falam e o que costumam comprar.

Tudo isso serve para estabelecer um método de abordagem que faça sentido, ofereça a solução certa e não assuste os potenciais consumidores do seu negócio.

2. Use o WhatsApp Business

O segundo passo é instalar o WhatsApp Business, que é a versão do aplicativo voltada exclusivamente para empresas.

Além de dar mais profissionalismo e credibilidade para a marca, ele possui funcionalidades únicas, como envio de catálogos e mensagens automáticas.

3. Crie um roteiro de mensagens

Não se esqueça de criar um roteiro para suas mensagens, definindo:

os materiais que serão enviados — imagens, vídeos, catálogos etc.;

o tom da conversa;

a frequência das mensagens.

Esse processo alinha o fluxo de conteúdo com o perfil dos clientes e evita que as mensagens se tornem cansativas, afastando os potenciais consumidores.

4. Use um chatbot

Os chatbots são ferramentas que automatizam o atendimento via WhatsApp, interagindo com os usuários por conta própria. Basta instalar, ajustar os detalhes e pronto.

No processo de pré-vendas, eles podem ser programados para responder solicitações simples, como enviar catálogos ou informar o horário de funcionamento.

Com isso, pode-se atender os prospects 24 por dia e mais rapidamente, melhorando o relacionamento deles com a marca e aumentando as chances de se tornar clientes.

5. Invista em um CRM de vendas

Para coroar a estratégia, vale a pena investir em um CRM de vendas. Um bom software, como o Agendor, conta até mesmo com a funcionalidade de integração com o WhatsApp.

Assim, você tem um histórico centralizado das suas mensagens e garante a segurança dos dados dos seus clientes, sem precisar pagar a mais.

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