Jun
17

Conheça as 25 empresas com a entrevista de emprego mais difícil

por: Afonso Bazolli
em: Vagas
fonte: Época Negócios
16 de junho de 2014 - 18:02

As-25-empresas-com-as-entrevistas-de-emprego-mais-dificeis-televendas-cobranca

O tempo na sala de espera, a pressão pela resposta certa, a expectativa de conseguir a tão desejada vaga. Se você é daqueles que encara a entrevista de emprego como um teste de nervos, lembre daquela frase: tudo pode ser pior.

O site Glassdoor.com fez uma lista das 25 empresas com as entrevistas de emprego mais difíceis. A página é um portal onde as pessoas compartilham informações sobre carreira dentro das companhias, compartilhando até mesmo o valor dos salários praticados.

No ranking, empresas com processos de contratação que incluem o preenchimento de testes exaustivos, perguntas na linha “como você construiria uma máquina a partir de um esboço?” ou sabatinas com 12 diferentes executivos ao mesmo tempo.

Para formar a lista, o site analisou mais de 170 mil votos e opiniões sobre entrevistas compartilhadas ao longo do ano passado.

De acordo com o resultado, a empresa com o processo de entrevista mais difícil é a prestigiada consultoria McKinsey & Company. Apesar de o processo ter sido avaliado como médio grau de dificuldade (3,9 em 5), 77% dos entrevistados disseram que tiveram uma experiência positiva apesar da dificuldade e apenas 12% relataram uma experiência negativa.

Mas o que faz o processo seletivo da McKinsey um dos mais difíceis? Além de exaustivas e numerosas entrevistas, a empresa pede que seus candidatos resolvam casos reais de negócios. Um candidato contou que recebeu a seguinte pergunta: “Como você calcularia as emissões de carbono de veículos elétricos e a gás nos EUA, anualmente?”

Outro caso curioso aconteceu na ThoughtWorks, segunda colocada no ranking, um candidato a engenheiro de software foi convidado a contar uma história na qual o título era “Chapéu Verde “.

Outro candidato disse que o processo de contratação na ThoughtWorks é “muito profundo”. “Mesmo para um papel operacional, eu tive sete entrevistas”, escreveu.

Candidatos do Boston Consulting, terceiro lugar na lista, também relataram que foi preciso pular altos obstáculos para conseguir um emprego. Um candidato sugeriu praticar matemática básica antes de uma entrevista na empresa, “especialmente multiplicação e divisão, e pratique na frente de alguém para simular o mesmo tipo de pressão que você vai sofrer”. Ao que parece, até mesmo um simples erro de matemática pode condenar um entrevistado na Boston Consulting.

Um dos candidatos foi questionado: “Se eu pegasse o seu currículo e removesse seu nome do topo, qual linha em seu currículo faria seus amigos lerem o papel e reconhecê-lo?”

Grandes nomes como Google, P&G, Microsoft e Facebook também figuram entre as principais empresas.

Passar por um processo duro de entrevistas pode ser desanimador, mas também pode valer a pena. No geral, a campeã McKinsey recebeu classificação média de 4,3 (em um máximo de 5), no nível de satisfação de seus empregados.

“Se um empregador tem um processo de entrevista claro e bem definido, que busca definir as expectativas sobre o trabalho, bem como conhecer o candidato, identificar seus interesses e como eles podem ajudar a fazer a empresa crescer, é natural ver o índice de satisfação dos empregados mais elevado, dado que os candidatos terão uma ideia mais clara sobre o que o trabalho envolve e para onde a empresa vai”, diz Samantha Zupan, porta-voz da Glassdoor.

As 25 empresas com as piores entrevistas de emprego

1. McKinsey & Company

2. ThoughtWorks

3. The Boston Consulting Group

4. Gartner

5. Bain & Company

6. Rolls Royce

7. ZS Associates

8. Google

9. Stryker

10. HubSpot

11. Paycom

12. Vistaprint

13. Teach For America

14. Procter & Gamble

15. Avaya

16. Microsoft

17. BlackRock

18. Sapient

19. Citrix

20. Nvidia

21. Informatica

22. Facebook

23. Guidewire

24. Caterpillar

25. Rackspace

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Comentários (2)
  1. Acredito que o processo seletivo é muito importante, mas processos internos são mais importantes.
    Com o turn over do ramo, as empresas do ramo de Call center vivem contratando novos profissionais e neste processo entram talentos todos os dias, porém não são vistos e nem aproveitados devido a média gestão (gerentes e coordenadores) cada vez mais superficial e ineficaz.
    Prestem atenção ao material que tem em casa antes de ir ao mercado.

    Rogerio Siqueira em 01 de julho de 2014 - 10:00
  2. Um processo de seleção bem estruturado consegue capitar excelentes profissionais para posições importantes na corporação, desde a operação aos executivos. Cabe a empresa o importante papel em manter estes profissionais como forma de capital humano.

    Salomão Soares em 17 de junho de 2014 - 18:17

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: