
Recebemos do Luiz de SP a seguinte pergunta:
O que seria necessário para um aspirante (gerente de nível médio) a executivo se tornar atraente aos olhos de um Headhunter?
Entendo que esse tipo de profissional esta a procura, nunca é procurado.
Ortelan: Caro Luiz, excelente observação. É fato que existe um grande volume de “aspirantes” a cargos executivos no mercado e isso torna o jogo muito mais difícil para eles. Pensando desta maneira é fundamental que se monte uma estratégia de comunicação para se tornar conhecido pelo seu público alvo, no caso os Headhunters ou Executive Searchers, como também são chamados. Entendo que o mercado tem oportunidade para todo o tipo de profissional, desde os jovens cheios de energia até o mais maduro e experiente, com experiência internacional ou capaz de manter uma operação dentro dos padrões pré-estabelecidos. O desafio está em ser lembrado pelos profissionais que estão trabalhando estas oportunidades.
Assef: Luiz, se entendi sua situação e sua pergunta, sugiro algumas ações. Cursos de formação executiva são um excelente ambiente, pois, além de conquistar a teoria da visão necessária ao executivo, também vai conhecer e compartilhar seus anseios com muitos profissionais que ocupam posições em corporações importantes. Digo isso pois, a expansão do relacionamento é fundamental, uma vez que boa parte da nossa atuação acontece por indicações. Também, busque praticar as leituras de cenários e utilização de ferramentas aprendidas nesses cursos, na empresa onde está. Isso vai lhe dar sustentação para participar de discussões com executivos mais experientes além de levá-lo a uma certa condição de visibilidade. Você levantará uma bandeirinha mostrando que ali está, esperando uma chance. Construa sua carreira!
CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.