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22 de outubro de 2025 - 17:04

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Hoje, o WhatsApp é o aplicativo é o mais usado pelos brasileiros, estando entre os principais canais para prospecçãoprospecção ativa com o whatsapp  ativa. O Whatsapp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais.

Mas você sabia que ele também pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes? Isso mesmo!

Segundo pesquisas, cerca de 60% das grandes empresas já utilizam a plataforma WhatsApp Business, como Renner, Itaú, Banco do Brasil, Stone, entre outras, para a prospecção ativa.

Confira como o aplicativo, que faz parte da estratégia de vendas dessas e outras empresas, pode contribuir com o processo comercial do seu negócio e veja ainda os detalhes da parceria entre Smark e Becon!

Da prospecção ativa ao pós-venda

Desde a prospecção ativa até o atendimento pós-venda, o aplicativo pode ser usado de diversas formas para melhorar a eficiência e efetividade das vendas.

Veja a seguir como o Whatsapp pode ser usado em cada etapa do processo comercial:

Prospecção ativa: O aplicativo pode ser usado para envio de mensagens personalizadas para leads qualificados, permitindo que você inicie conversas de forma mais simples.

Gestão de vendas:  É possível monitorar o status das conversas com possíveis clientes, e além disso, o aplicativo também permite a criação de listas de transmissão que podem ser usadas para a segmentação de contatos.

Pós-vendas: Com o aplicativo, é possível manter um contato mais próximo e frequente com os clientes, garantindo que eles se sintam valorizados e importantes para a empresa.

Por oferecer essas e outras funcionalidades, fica claro como o Whatsapp pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar a realização do processo comercial de uma empresa, como a prospecção ativa.

Mas vale lembrar que, para garantir resultados positivos, é importante usá-lo de forma estratégica e cuidadosa, respeitando a privacidade e as preferências dos clientes.

Dicas para realizar prospecção ativa via WhatsApp

O WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável no dia a dia de muitas pessoas, incluindo no âmbito profissional. Porém, é preciso ter em mente que a abordagem dos leads deve ser feita de forma adequada para que o uso comercial do aplicativo seja efetivo.

Confira a seguir algumas dicas valiosas para realizar o processo comercial via WhatsApp de forma assertiva e obter melhores resultados em suas prospecções e vendas.

Peça permissão para entrar em contato

O WhatsApp começou a fazer parte de nossas vidas como uma ferramenta de comunicação pessoal.

Logo, antes de entrar em contato com alguém usando o aplicativo para fins comerciais, é preciso ter certeza de que o espaço do cliente está sendo respeitado e que ele permite esse contato.

Caso contrário, o cliente pode encarar sua mensagem como SPAM e bloquear o seu número, além de ficar com uma impressão ruim do seu negócio.

Além disso, é preciso sempre avaliar questões de privacidade de dados de acordo com a LGPD.

Abordagem no primeiro contato da prospecção ativa

Conhecer o perfil do cliente é importante para a escolha da abordagem. Para modelos de venda mais simples e rápidos, entrar em contato pelo WhatsApp não costuma ser um problema.

De qualquer forma, sempre diga seu nome e o nome da sua empresa. Uma apresentação adequada faz com que o lead se sinta seguro com o seu contato.

Afinal, receber um simples “Bom dia! Tudo bem?” de um número desconhecido é um bom motivo para bloquear ou ignorar o remetente.

Pegue leve na prospecção

Ao entrar em contato pelo Whatsapp, o objetivo é fazer com que o cliente se interesse em como você pretende solucionar o problema dele, sendo investigativo e consultivo.

Tenha atenção para não iniciar contatos já falando de seus produtos e serviços. Uma boa ideia é direcionar o cliente para uma ligação, videochamada ou reunião depois de atrair o seu interesse.

Defina mensagens automáticas 

Uma grande vantagem de usar o Whatsapp está na velocidade em que é possível enviar e receber respostas. Isso gera uma expectativa de atendimento mais rápido que o comum.

Logo, uma boa alternativa é configurar mensagens automáticas personalizadas para informar o lead sobre  a ausência do vendedor quando necessário.

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