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04 de outubro de 2016 - 18:08

Depois-de-60-dias-no-ar-nao-tinhamos-nenhum-pedido-diz-fundador-da-netshoes-televendas-cobranca

Se, hoje, a Netshoes é o maior e-commerce de esportes do Brasil, com 30 a 40 mil pedidos por dia, no início a história foi outra: após lançar a loja física em 2000, Marcio Kumruian e seus parceiros decidiram criar um site de vendas de calçados. Os dois primeiros meses, porém, foram de vacas magras e nenhuma venda.

Mais de uma década depois, Kumruian, que apresentou o case da empresa no fechamento do Congresso E-Commerce Brasil Gestão 2016, enxerga diversas mudanças no comércio eletrônico. “Hoje, está tudo muito fácil [de empreender], uma única ferramenta faz tudo por você. Naquela época, era tudo na mão: campanha de [Google] Adwords na mão, planilhas na mão”, comparou.

Segundo ele, a baixa capilaridade do e-commerce oferece a essa área muitas oportunidades no Brasil e na América Latina, mesmo com um mercado já saturado em outros continentes.

O novo varejo, segundo o empresário, é guiado pela experiência do cliente, que, agora, conta com diversas opções. “Neste momento, sim, a gente vive um ambiente complexo. Hoje existem várias redes, plataformas e concorrentes”, elencou. “Isso exige muito mais inteligência na hora de montar a estratégia.”

Dessa forma, o lojista deve pensar na experiência do consumidor. Ele citou o exemplo do Six Team, um time de futebol de amigos que comprou todos os uniformes da equipe no site e, como retribuição, a Netshoes levou a torcida para uma partida do time.

“Mudou completamente a relação entre companhia e consumidor nesses anos. Por isso, se for para fazer o básico, não seja empreendedor. É importante escutar sempre o cliente, entendê-lo e se diferenciar”, defendeu.

Assim, para Marcio Kumruian, é preciso manter-se fiel ao seus valores, e não só para os clientes. Escolhida em 2015 como o melhor e-commerce para se trabalhar no Brasil, ele dá a dica para manter a equipe da empresa incentivada. “Autonomia combinada direitinho antes dá muito certo”, concluiu.

Por Caio Colagrande, para Redação E-Commerce Brasil

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