Feb
05
04 de fevereiro de 2015 - 18:07

Oito-em-cada-dez-consumidores-acreditam-que-comprarao-pelo-celular-no-futuro-televendas-cobranca

Pesquisa realizada pelo MercadoPago revelou mudanças no comportamento de quem compra pela Internet

Um novo estudo sobre tendências de pagamentos em compras online mostra que 87% dos consumidores brasileiros acreditam que, em dez anos, estarão comprando por dispositivos móveis — hoje, os celulares e tablets representam, respectivamente, 21% e 12% das transações na web. A pesquisa foi realizada pelo facilitador de pagamentos MercadoPago, em parceria com o Instituto Ipsos.

Hoje, 97% dos entrevistados utilizam o computador para comprar online. “Os computadores são mais utilizados porque a maior parte das soluções em e-commerce foi desenvolvida para desktop”, diz Celina Styne Ma, gerente de marketing do MercadoPago, em comunicado. “Mas as adaptações para mobile já são tendência, o que nos leva a crer no aumento de pagamentos via dispositivos móveis.”

O levantamento aponta que, até 2017, a América Latina terá 243 milhões de smartphones em uso, um crescimento de 50% em relação à base atual. Já os gastos com compras na internet devem crescer de 54% para 79% nos próximos dez anos.

Expectativa

Os resultados mostram que 45% dos consumidores esperam, daqui a dez anos, ter opções de pagamentos personalizadas, 44% gostariam de pagar com reconhecimento digital, 42% preferem escanear códigos de barras com celulares, 30% pretendem comprar pelo dispositivo móvel com débito em conta e 29% têm como expectativa pagar com reconhecimento de retina.

Usuários também desejam ter acesso a escaneamento de QR code com o celular (28%) e um aplicativo do facilitador de pagamentos em seu aparelho móvel (27%). Vinte por cento dos entrevistados acredita ainda que, no futuro, dispositivos alternativos — como computador de bordo do automóvel e telas em eletrodomésticos — também serão usados para fazer as transações online.

Hábitos

A maioria dos entrevistados (62%) respondeu que utiliza a internet para efetuar pagamentos de serviços como banda larga, energia elétrica e água. Mais da metade apontou celulares (58%), roupas e acessórios (50%) e objetos para casa e decoração (49%) como os principais itens de consumo online.

A comodidade é o principal motivo para 74% dos consumidores preferirem compras pela web, seguido por melhores preços (60%) e promoções (50%). Segurança (64%) e confiabilidade (60%) aparecem como os aspectos mais importantes para a escolha de um meio de pagamento. Completam a lista o custo (47%), a rapidez (42%) e a facilidade (41%).

A pesquisa foi realizada com 2 mil consumidores que fizeram alguma compra na internet nos últimos três meses. Foram ouvidos cerca de 600 brasileiros. O restante dos entrevistados eram da Argentina, México, Chile, Colômbia e Venezuela.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail: