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Quais são as principais características de um bom site de vendas?

por: Afonso Bazolli
em: Vendas
fonte: Conceito Ideal
23 de abril de 2013 - 21:53

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Uma estrutura on-line presume menores custos do que estruturas físicas de lojas em shoppings, vendedores, revendedores, etc. Por isso, os internautas esperam que os valores praticados em uma loja virtual sejam menores do que os de lojas físicas. Preços de uma mesma mercadoria na internet são rapidamente comparáveis, por isso, é necessário ter uma equipe específica para realizar este monitoramento.

- Permitir parcelamentos:

Facilite o pagamento. Principalmente para mercadorias de grandes valores. Depois do preço, as condições de pagamento são o segundo maior atrativo de um site de vendas on-line.

- Gerar descontos para compras casadas;

Incentive vendas casadas. Crie promoções do tipo “quanto mais você compra, maior é o desconto”. Não esqueça que em vendas on-line você não vai ter um bom vendedor ao lado do cliente ajudando-o a decidir e tentando negociar descontos. Por isso, já ofereça melhores condições para diferentes padrões de compra.

- Permitir compras de vouchers para presentes;

Aproveite o pessoal que “não sabe o que dar de presente” e ofereça vouchers para aniversários, dia dos pais, mães, profissões…

- Manter um canal de relacionamento com o cliente através de um mailing constante, mas não “chato”;

Se você tem dados de qualidade do seu público-alvo potencial aproveite e crie relacionamento com ele. Envie promoções, dicas, mensagens e afins. Só não fique chato a ponto de enviar mensagens todos os dias com conteúdo fraco. Se a comunicação de baixa qualidade é constante o seu cliente pode perder o interesse e deixar de abrir os seus e-mails, apagando-os assim que os visualiza na caixa de entrada.

- Dar presentes e brindes quando for aniversário do cliente ou bônus para compras em aniversários de esposo / esposa / pais / filhos;

Mostre que você se preocupa com o seu cliente. Lembre-o que datas especiais estão chegando. Dê bônus maiores para compras em datas comemorativas específicas como dia das mães por exemplo. Incentive-o a gastar “economizando” em sua empresa e não com concorrentes diretos ou indiretos.

- Manter um SAC eficiente que resolva prontamente problemas e que não fique passando o cliente para outros departamentos;

Tenha um Serviço de atendimento ao consumidor eficiente. Trate bem o seu cliente para que ele tenha boas experiências de marca e queira voltar a realizar compras na sua loja virtual. É mais fácil e barato manter um cliente satisfeito comprando em sua loja do que investir em comunicação para angariar novos clientes.

Assim, crie regras claras para compras (e deixe isso explícito em seu site) e tente dar autonomia para que as pessoas resolvam problemas com rapidez no seu SAC.

- Ter um FAQ sobre o sistema de vendas, garantias, trocas e afins;

Mantenha um FAQ (perguntas frequentes com suas respectivas respostas) para auxiliar o seu consumidor com as principais dúvidas do dia-a-dia da sua empresa. Fale sobre frete, garantia, devoluções e tudo mais o que for relacionado a vendas on-line. Esgote o assunto. Assim, você consegue reduzir o número de ligações apenas procurando por informações específicas com respostas dentro do seu site.

- Ter um suporte on-line com recomendações;

Inclua um link com um suporte on-line com pessoas que conheçam os seus produtos. Pode funcionar como um vendedor on-line. Assim, estes profissionais poderiam alimentar um Blog ou as notícias com recomendações e movimentar ainda mais o seu site.

- Incluir ferramentas para que os clientes possam avaliar o site e até mesmo avaliar os conteúdos incentivando a compra por outras pessoas…

Crie um espaço para que os seus clientes interajam com o seu site. Solicite que eles participem de pesquisas, permita que eles postem opiniões sobre os produtos, serviços e afins. Todavia, faça isso tudo com controle. Tenha um moderador para autorizar cada publicação e manter a integridade da sua marca na internet.

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