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Cliente fidelizado e sem inadimplência é possível sim!

por: Afonso Bazolli
em: Cobrança
fonte: Redação
19 de setembro de 2017 - 18:25 - atualizado em 09 de agosto de 2018 às 13:27

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O número de consumidores inadimplentes no País chegou a 60,6 milhões em junho, de acordo com o levantamento da Serasa Experian. Esta foi a primeira vez em sete meses que o volume de brasileiros com dívidas em aberto registrou queda. Em maio, o montante somava 61 milhões. Porém, economistas e analistas de mercado ainda não enxergam, de forma objetiva, perspectiva a retomada do ritmo de crescimento da economia.

Assim, ainda não há luz no fim do túnel também para quem procura recolocação no mercado de trabalho, que hoje conta mais de 13 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa maximização no número de devedores, fez com que muitas empresas viessem a falir – e um ponto de extrema importância (e nem sempre observado pelo empresariado) é a estratégia adotada por essas empresas na cobrança dos seus clientes. Hoje em dia, não basta cobrar – mas também fidelizá-lo, a fim de mantê-lo em sua carteira. “Quando perco um cliente do cartão Carrefour, perco um cliente que consumia há 20, 30 anos, que fazia todas as compras dele na loja”, observa Alex Reche Franco, superintendente de Riscos da rede varejista.

Para maiores informações sobre a importância do relacionamento com o cliente, clique aqui

Inovação

Diante deste cenário, as empresas necessitam inovar! Hoje, muito do atendimento ao cliente que ocorria via operadora de contact center estão sendo migrados para o que eles chamam de atendimento automatizado via robôs. Segundo o presidente da Telefônica, a tendência é que em até cinco anos a empresa finde com esse tipo de canal de relacionamento. Agora, voltando para a cobrança – o que as empresas têm feito para maximizar a recuperação e manter a satisfação dos clientes?

De forma macro, muitas companhias têm realizado a automatização do processo de relacionamento da cobrança, substituindo os contatos via telefones por URA, SMS, Messenger, Whatsapp, Portais de Relacionamento, entre outros. Mas se pararmos para pensar, talvez a inadimplência não seja única e exclusivamente de responsabilidade do devedor. É possível que as empresas estejam cobrando suas dívidas por canais pouco efetivos!

Oportunidade

Existem ainda empresas que mostram novas soluções para interagir com o cliente de forma discreta, porém assertiva. Uma destas soluções é a Cobrança Fácil, serviço oferecido pela Enel X, uma empresa do Grupo Enel.

A Enel X disponibiliza aos clientes do Cobrança Fácil em conjunto com a Enel Distribuição, também do mesmo grupo e que atua fortemente nos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Ceará, um espaço na conta de luz para que possam emitir suas cobranças diretamente nesta fatura.

Assim, além de impulsionar os resultados destas empresas, a Enel X traz grande comodidade ao consumidor, que paga pelo por ambos os serviços de forma unificada.

Negócios que apostarem na solução também tendem a reduzir custos operacionais, já que por voz são necessárias, em média, pelo menos 12 ligações para que um operador consiga negociar o acordo para pagamento de uma dívida.

Com este modelo as empresas poderão maximizar seus indicadores de recebimento mensal, tendo em vista que os consumidores tendem a dar preferência para o pagamento de títulos de bens de consumo (no qual os valores das empresas parceiras virão embutidos).

Para saber mais sobre o Cobrança Fácil, clique aqui!

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