Apr
12

Como manter sua equipe motivada –e lucrar com isso

por: Afonso Bazolli
em: Gestão
fonte: Exame
11 de abril de 2017 - 18:00

Dicas-para-manter-sua-equipe-motivada-e-lucrar-com-isso-televendas-cobranca

Por: Mariana Desidério

Motivação talvez seja o tema mais complexo da gestão de pessoas. As empresas vivem criando programas para motivar seus funcionários. Na visão do empreendedor, tais programas são perfeitos, mas eles nem sempre funcionam, ao menos não para todos os funcionários. É nessa hora que a grande questão da motivação aparece: afinal, quem é o responsável pela motivação de uma pessoa, ela mesma ou o outro?

Eugenio Mussak, em seu livro “Com gente é diferente”, coloca a seguinte questão: “…você trabalha só pela necessidade ou também pelo prazer? Se você mira apenas evitar o sofrimento, jamais terá motivação plena. E se lidera uma equipe, saiba que as pessoas precisam do trabalho, mas desejam a felicidade. O que multiplica resultados faz crescer os lucros e pereniza as empresas é essa dupla de área: a necessidade e o prazer”.

Diante disso, precisamos conhecer melhor nossa equipe e entender que motivo leva cada uma dessas pessoas a trabalhar na nossa empresa. O empreendedor precisa criar um ambiente em que o funcionário consiga agregar o prazer à necessidade de trabalhar. Seja através de um elogio a uma tarefa bem-feita, um programa de incentivo ao atingimento das metas de empresa ou mesmo de um bom convívio com os colegas de trabalho.

Na Viva, recentemente criamos um programa chamado Viva Saudável, que incentiva a prática esportiva e o cuidado com a saúde do funcionário. Além disso, há algum tempo foram adotados sistemas de premiação por metas, seções de feedback e cafés da manhã com reuniões motivacionais.

A nossa cultura de empresa jovem é outro fator que nos ajuda a motivar os funcionários. Muitos tratam o fato de trabalhar na Viva como a realização de um sonho e isso acontece porque fortalecemos a marca ao longo de nossa história e sempre mantivemos o clima descontraído e propício à relação de trabalho prazerosa.

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais.

 

 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: