Feb
10
09 de fevereiro de 2014 - 14:02

Falta-preparo-de-estudantes-para-entrar-no-mercado-dizem-recrutadores-televendas-cobranca

Por: Letícia Arcoverde

Metade dos estudantes universitários se sente muito ou completamente preparada para entrar no mercado de trabalho após a formatura. Já os recrutadores, que serão responsáveis por contratar os profissionais de primeira viagem, não possuem a mesma confiança.

A conclusão é de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela empresa de educação Chegg, com dois mil estudantes universitários e mil recrutadores. Segundo o estudo, há um descompasso entre as habilidades que os estudantes consideram ter ao entrar no mercado de trabalho e a expectativa dos recrutadores. Enquanto 50% dos universitários se sentem muito preparados para começar a trabalhar, apenas 39% dos recrutadores acham que os recém-formados entrevistados por eles nos últimos dois anos estavam prontos para o mercado.

Em todas as habilidades analisadas pela pesquisa, como a capacidade de desenvolver planos de orçamento, comunicar resultados ou trabalhar com clientes e figuras de autoridade, a confiança dos estudantes no seu próprio preparo é muito maior do que a avaliação que os recrutadores fazem de profissionais jovens.

Mais do que isso, os universitários dão mais importância a determinados aspectos do que os profissionais de RH. Dados mostram que 68% dos estudantes acham que ter notas altas é muito ou extremamente importante na hora de conseguir um emprego, enquanto 48% dos recrutadores concordam. Ter contatos no campo profissional desejado foi outro aspecto que 77% dos estudantes consideram essencial, enquanto apenas 28% dos recrutadores acham o mesmo.

Os profissionais de RH dão muito mais importância, por exemplo, à capacidade de liderar (escolhido como característica importante em um candidato por 93% dos recrutadores), participação em atividades extracurriculares durante a faculdade (91%) e ter ao menos um estágio no currículo (82%).

CADASTRE-SE no Blog Televendas & Cobrança e receba semanalmente por e-mail nosso Newsletter com os principais artigos, vagas, notícias do mercado, além de concorrer a prêmios mensais. 

» Conheça os colaboradores que fazem o Blog Televendas e Cobrança.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Escreva um comentário:

[fechar]
Receba as nossas novidades por e-mail:
Cadastre-se agora e receba em seu e-mail:
  • Notícias e novidades do segmento de contact center;
  • Vagas em aberto das principais empresas de Atendimento ao Cliente;
  • Artigos exclusivos sobre Televendas & Cobrança assinados pelos principais executivos do mercado;
  • Promoções, Sorteios e muito mais.
Preencha o campo abaixo e fique por dentro das novidades: