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09 de dezembro de 2012 - 18:03

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É possível que o líder de vendas influencie diretamente na motivação de um vendedor e assim, no resultado final de uma força de vendas?

A motivação é um caráter íntimo de cada profissional. Vários fatores influenciam na maneira que uma pessoa levanta da cama pela manhã e por mais que se negue tudo o que acontece ao redor de um profissional influencia no seu desempenho.

Tudo o que acontece ao nosso redor, querendo ou não, influenciará no desempenho profissional. Por ser a área responsável pela geração de negócios, quando a desmotivação, a tristeza ou os problemas abatem uma força de vendas, é preciso que o líder intervenha para que não haja prejuízo.

No meio disso tudo, o líder precisa tomar alguma atitude para que a desmotivação de um não influencie toda a força de vendas.

Sendo assim, é necessária alguma ação por parte do líder para que os problemas e o desempenho de uma pessoa não contaminem toda a equipe.

Seguem algumas dicas de como lidar com a desmotivação de um profissional da sua força de vendas.

1. Se coloque do lado do profissional.

Só existe uma maneira de você obter o melhor desempenho profissional de sua equipe: entendendo que todos nós temos problemas e que todo problema prejudica no desempenho dos profissionais.

Dito isso, não queira que o profissional vença todos os problemas pessoais para estar super motivado no trabalho e batendo as suas metas de venda.

Um líder precisa entender quais problemas são importantes e que, se esses não forem solucionados no momento certo, podem acarretar um problema de longo prazo.

Por esse motivo, o melhor a ser feito é entender os problemas e se colocar do lado do funcionário, para que ele se sinta seguro de que a empresa entende o seu problema, ao invés de ficar ainda mais preocupado devido seu desempenho ter caído.

Se o funcionário está com um problema pessoal e, ainda tiver medo de ser demitido, teremos um profissional beirando a depressão.

Por outro lado, se a empresa estiver do lado do vendedor na hora do problema, ele será grato e depois vai querer recompensar a confiança da empresa.

2. O líder não pode motivar os funcionários.

A verdade é que, muitas vezes, um funcionário pode estar desmotivado por motivos profissionais. Um exemplo é quando a empresa promete tudo durante a contratação, mas não cumpre metade do prometido.

Outra coisa pode ser o péssimo ambiente de trabalho e as péssimas condições.

Porém, a grande verdade é que um líder não pode motivar os funcionários, nem querer que, apenas porque ele precisa bater uma meta, seus funcionários trabalhem totalmente motivados.

O que o líder pode fazer pela sua força de vendas é oferecer um ambiente descontraído e sem pressões. O ambiente pode não ajudar o vendedor que já esteja desmotivado, mas ajuda e muito a não desmotivar um funcionário motivado.

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3. Flexibilidade é um fator de motivação.

Ao contrario do que a maioria das empresas acredita, um ambiente agradável e a flexibilidade de horário acaba valendo muito mais que um salário alto.

Os funcionários levam a liberdade muito em conta. Até alguns anos atrás, um funcionário que se atrasava mais de 15 minutos precisava de autorização para entrar no trabalho.

A nova geração de profissionais acha isso um abuso e, quer ter liberdade para entrar mais tarde ou sair mais cedo para resolver problemas sem ter que ficar com justificativas e explicações.

O papel do líder é incentivar esses itens motivadores!

A liberdade é uma ótima aliada dos fatores com que os funcionários se motivam. Isso significa que, sabendo que a empresa confia na sua responsabilidade, o funcionário vai sempre querer dar o melhor de si na hora em que estiver trabalhando e se tiver algum problema, poderá contar com a compreensão da empresa.

Ninguém é responsável por motivar ninguém.

Mas é possível não atrapalhar o clima da força de vendas. É muito importante que a empresa entenda que todos nós temos problemas e que o desempenho diário é prejudicado pelos problemas pessoais.

Quando o funcionário enxerga a empresa como uma aliada e não como um adversário na sua jornada, o relacionamento flui melhor e a parceria entre a força de vendas e a empresa, se transforma em um relacionamento ganha-ganha.

Para concluir, se a empresa é compreensiva com os funcionários, com certeza eles farão sempre o melhor para que as metas sejam alcançadas.

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1 Comentário
  1. Gostei disso, acredito que se o lider entender essa dinâmica e se a empresa tiver essa visão com
    certeza conseguirá ter uma força de venda em sintônia, minha afirmação baseia -se numa expe-
    riência, vivenciada na pratica numa região onde gerenciei uma equipe já formada e com alguns vícios de hábitos inadequado, geralmente é mais complicado para o novo gestor pois, sempre ha o choque de gestão, porém é importante ter cautela e tentar ouvir separadamente cada um, daí poder somar os prós e os contra e planejar a forma (x) de envolver num só objetivo . ok.

    Reginaldo paz em 11 de dezembro de 2012 - 21:48

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